Ministério lança programa de acolhimento a passageiros autistas em aeroportos; veja medidas
Anúncio foi feito pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em evento nesta terça-feira (5)
O ministério de Portos e Aeroportos lançou, nesta terça-feira (5), o Programa de Acolhimento ao Passageiro com Transtorno do Espectro Autista durante a solenidade de abertura do evento Airport National Meeting.
A medida tem como objetivo melhorar a experiência desses passageiros nos aeroportos brasileiros.
O programa prevê a instalação de salas multissensoriais, com estímulos visuais, táteis e auditivos para relaxamento e concentração. Também a criação de acomodações que proporcionem uma área tranquila para esses passageiros durante possíveis momentos de crise.
Além disso, conta com a reavaliação humanizada de procedimentos para uma melhoria da experiência dos passageiros em voo ou em solo e a disponibilização de capacitação para os funcionários da área.
Em seu discurso durante o lançamento, o ministro Silvio Costa Filho afirmou que o lançamento “simboliza muito bem o que a gente precisa no Brasil”.
De acordo com o ministério, 200 mil pessoas com Transtorno do Espectro Autista passam por aeroportos no Brasil mensalmente. A ideia é que até o fim do primeiro trimestre de 2025, cinco salas multissensoriais sejam instaladas ao redor do país.
Atualmente o Brasil já conta com duas dessas salas, localizadas nos aeroportos de Florianópolis e Vitória.
O ministro se emocionou durante sua fala, ao comentar sobre seu afilhado, que é autista.
“Eu tenho um afilhado, Henrique, que é autista e eu sei o que significa isso para a minha irmã, para a nossa família e sobretudo para os pais de crianças com o Transtorno do Espectro Autista”, afirmou.
Mesa Diretora do Senado: entenda como funciona a eleição dos membros