Militares dizem que Moraes abriu diálogo sobre propostas para urnas eletrônicas
Presidente do TSE se reuniu com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, nesta terça-feira (23), em Brasília
Fontes militares disseram à CNN que a reunião entre o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, e o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, foi cordial e positiva e teve como resultado a abertura de diálogo em torno das propostas das Forças Armadas sobre as urnas eletrônicas, para a votação em outubro.
O general Paulo Sérgio Nogueira compartilhou com auxiliares sua percepção do encontro com Moraes, o primeiro desde que ele tomou posse na presidência do TSE há uma semana.
A reunião com o ministro da Defesa, que durou pouco mais de uma hora, faz parte de uma extensa agenda de compromissos que marca o início da gestão de Moraes à frente do TSE. Os encontros têm o objetivo de aprofundar as relações entre as instituições e buscar a retomada de diálogo com os militares.
A reunião com o general era aguardada, e a avaliação era a de que marcaria o distensionamento entre o tribunal e os militares e a tentativa de restabelecer as relações entre a cúpula da Justiça Eleitoral e as Forças Armadas.
Os militares avaliam que a análise e acolhimento de suas demandas para o aperfeiçoamento da segurança e da transparência do processo eleitoral podem melhorar o clima entre as Forças e o TSE.
Apesar do encontro desta terça-feira, ainda não há uma definição de data para eventual reunião entre os técnicos das Forças Armadas e do TSE, como querem os militares.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.