Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    MDB libera diretórios estaduais para posicionamento no segundo turno

    Em comunicado, presidente do partido, Baleia Rossi, disse que decisão foi tomada "por ampla maioria" após consulta com dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos

    Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga novas urnas eletrônicas para 2022
    Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulga novas urnas eletrônicas para 2022 Abdias Pinheiro/SECOM/TSE

    Basília RodriguesLéo LopesCarolina FigueiredoTainá Farfanda CNN em São Paulo e Brasília

    O MDB tomou a decisão de liberar os diretórios estaduais para tomada de decisão sobre qual posição adotar no segundo turno das eleições.

    “Nas últimas 48 horas, dirigentes, congressistas, governadores e prefeitos externaram sua posição em relação à disputa nacional em segundo turno. Por ampla maioria, o MDB decidiu dar liberdade para que cada um se manifeste conforme sua consciência”, afirma a nota, assinada pelo deputado Baleia Rossi, presidente da Executiva Nacional do MDB.

    Com a definição da Executiva, a expectativa é de que a candidata do partido no primeiro turno, a senadora Simone Tebet, anuncie apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida à Presidência.

     

    O comunicado do MDB conclui afirmando que, “em qualquer cenário”, o partido “cobrará o vencedor o respeito ao voto popular, ao processo eleitoral como um todo e, sobretudo, a defesa intransigente da Constituição de 1988 e do Estado Democrático de Direito”.

    O acordo pela liberação dos diretórios tem sido costurado nos últimos dias por Baleia Rossi. Tebet afirmou que só se manifestaria após decisão do partido. Baleia e Tebet estão em São Paulo e já conversaram sobre o assunto.

    Segundo fontes do MDB e da campanha, a definição está certa e as partes estão planejando os “últimos ajustes”. Ainda não ficou decidido como Tebet fará esse anúncio, se será um discurso, coletiva ou nota. A tendência é que ela fale.

    Nesta terça-feira (4), Tebet recebeu ligação de Rosângela da Silva, a Janja, esposa de Lula, e conversou com o candidato. De acordo com interlocutores da campanha, ela afirmou que iria aguardar a definição do partido antes de se manifestar.

    Também nesta terça, o Cidadania confirmou apoio à Lula e o PSDB liberou os diretórios estaduais no segundo turno das eleições presidenciais. Os dois partidos formam uma federação e apoiaram Tebet.

    No discurso após apuração dos votos, no domingo (2), a emedebista afirmou que “tem lado”, não iria se omitir e que se pronunciaria no momento certo. Ela também deu prazo de 48 horas para que os partidos se posicionassem.