Marcos Pontes se queixa de cortes de verbas na pasta de Ciência e Tecnologia
Ministro cita impacto de redução do orçamento no desenvolvimento de pesquisas
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marcos Pontes, publicou um vídeo nas redes sociais neste sábado (24) classificando os cortes na pasta para a aprovação do Orçamento como um “estrago”.
A redução gira em torno de R$ 663 milhões. “Vocês devem imaginar que isso já me deu alguns outros fios de cabelo branco”, disse Pontes sobre o orçamento.
“Não dá para ligar e desligar a chave de uma hora para outra, isso não existe. Se você desliga a chave de certos tipos de pesquisa simplesmente não há como continuar.”
Entre as pesquisas financiadas pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a analista da CNN Raquel Landim cita a vacina Versamune, imunizante contra a Covid-19 atualmente em testes.
“O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteve com Marcos Pontes em uma live na quinta-feira (22) falando sobre essa vacina, prometeu na sexta-feira (23) mais recursos no combate ao desmatamento na Amazônia e, na promulgação do Orçamento, acabou cortando recursos para as duas áreas”, observou, lembrando que o Ministério do Meio Ambiente, comandado por Ricardo Salles, também teve cortes em seu orçamento.
(Publicado por Leonardo Lellis)