Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Maranhão: saiba quem são os candidatos ao governo do estado e ao Senado

    Concorrentes buscarão ocupar o Palácio dos Leões pelos próximos quatro anos; candidatos também tentarão vaga no Senado

    Fabrizio Neitzkeda CNN , em São Paulo

    Na corrida eleitoral para o governo do Maranhão, nove nomes se apresentam como candidatos.

    O primeiro turno das eleições está marcado para 2 de outubro. A votação de um eventual segundo turno ocorrerá em 30 de outubro, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

    Os candidatos ao governo estadual

    Carlos Brandão (PSB)

    Atual governador, Carlos Brandão deixou o PSDB e acertou com o PSB para a disputa do Palácio dos Leões. Ele conta com o apoio do ex-governador Flávio Dino (PSB). Médico veterinário e empresário, Brandão foi deputado federal entre 2007 e 2014.

    Weverton Rocha (PDT)

    Mais jovem senador eleito na história do Maranhão – com 39 anos no pleito em 2018 –, Weverton Rocha é o nome do PDT para concorrer ao comando do estado. Sua carreira política inclui oito anos como deputado federal – ele foi líder do partido na Câmara.

    Edivaldo Holanda Junior (PSD)

    Prefeito de São Luís entre 2013 e 2020, Edivaldo Holanda Junior (PSD) é mais um candidato ao governo do estado. No PSD desde 2021, Edivaldo já esteve no PDT, entre 2015 e 2021, e no PTC, entre 2003 e 2015, por onde se elegeu vereador da capital maranhense e deputado federal.

    Lahésio Bonfim (PSC)

    Pelo PSC, Lahésio Bonfim é candidato ao governo estadual. Ex-prefeito da pequena São Pedro dos Crentes, com 5 mil habitantes, ele renunciou ao cargo em 2 de abril para ingressar no pleito.

    Hertz Dias (PSTU)

    O candidato do PSTU é o professor Hertz Dias (PSTU). Ele integra movimentos quilombolas e foi candidato a prefeito de São Luís em 2020.

    Enilton Rodrigues (PSOL)

    O nome do PSOL para governador é Enilton Rodrigues, presidente estadual da sigla. Ele é formado em engenharia. Concorreu a deputado estadual em 2018 e a vereador em 2020, mas não se elegeu.

    Simplício Araújo (Solidariedade)

    O ex-chefe da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Energia Simplicio Araújo é o candidato do Solidariedade para a corrida ao governo do Maranhão em 2022. Ele cumpre seu segundo mandato como deputado federal.

    Joás Moraes (Democracia Cristã)

    Além de professor, Joás Moraes é mestrando em letras na Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Ainda trabalha como assessor técnico para captação de recursos e gestão pública municipal.

    Frankle Costa (PCB)

    Frankle da Costa Lima é servidor público municipal. Além disso, foi candidato a vice-prefeito de Imperatriz em 2020.

    Galeria: Os candidatos ao governo do Maranhão

    [cnn_galeria active=”1878049″ id_galeria=”1877819″ title_galeria=”Os candidatos ao governo do Maranhão”/]

    Os candidatos ao Senado

    Roberto Rocha (PTB)

    O mandato do senador Roberto Rocha (PTB) termina no começo de 2023, e ele pode tentar a reeleição. O parlamentar já foi deputado estadual e federal.

    Flávio Dino (PSB)

    O governador Flávio Dino (PSB) renunciou ao cargo e é candidato ao Senado. Ele já foi juiz federal, deputado federal e presidente da Embratur.

    Ivo Nogueira (Democracia Cristã)

    Ivo Nogueira é pastor da Igreja Batista da cidade de Açailândia. Além disso, é presidente do Centro de Desenvolvimento Humano Ebenezer (CDHE).

    Antônia Cariongo (PSOL)

    O nome do PSOL na disputa é a militante Antônia Cariongo. Nascida em quilombo, Antônia fundou o Comitê de Defesa dos Direitos dos Povos Quilombolas. Ela também integra o Setorial Ecossocialista.

    Saulo Arcangeli (PSTU)

    Pelo PSTU, Saulo Arcangeli deve disputar o Senado. Ele é professor universitário e mestre em desenvolvimento socioespacial e regional. Ele é servidor do Ministério Público e coordenador do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Maranhão.

    Confira abaixo os senadores cujos mandatos terminam em 2023. As vagas deles no Senado estarão em jogo nas eleições deste ano

    [cnn_galeria active=”716188″ id_galeria=”716150″ title_galeria=”Veja os senadores cujos mandatos terminam em 2023″/]

    A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto pela TV e por nossas plataformas digitais.

    *Com informações de Danilo Moliterno, Gabriela Ghiraldelli, Leonardo Rodrigues e Malu Mões

    Tópicos