Maia: ‘Decreto de calamidade é necessário para enfrentar coronavírus’
Medida não terá dificuldade de ser aprovada pelo Congresso
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou em declaração exclusiva à CNN Brasil nesta terça-feira (17) que a decretação do estado de calamidade pública no Brasil é necessária para combater o avanço do novo coronavírus no país.
Em mensagem de áudio, Maia salientou que “desde a semana passada os deputados e deputadas estão defendendo a necessidade de intervenção do Estado brasileiro nessa crise”.
Só nesta terça o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) adotou a medida. Na segunda, ele criticou “histerismos” sobre o coronavírus. Antes, tratou a pandemia como “fantasia”.
“Nós só vamos supera-lá [a crise] com essa decisão do decreto de calamidade, que abre espaço fiscal, o que significa recursos para que a gente possa garantir toda a base de atendimento de saúde”, disse Maia.
Segundo ele, o decreto também permitirá “a intervenção na economia, para que a gente possa garantir os empregos e que as empresas não quebrem e que também possa cuidar dos mais vulneráveis”.
O presidente da Câmara citou ainda medidas protetivas a trabalhadores informais e a pessoas que estão aptas a ingressar ou que já estão no Bolsa Família.
O decreto de calamidade, portanto, não terá dificuldade de ser aprovado pelo Congresso.