Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    COP27

    Lula viaja para COP27, Biden e Xi Jinping se reúnem e mais de 14 de novembro

    Presidente eleito vai ao Egito para Cúpula do Clima da ONU e sua agenda inclui encontro com governadores da Amazônia, pronunciamento na área da ONU, além de reuniões com chefes de Estado

    CNN Brasil

    A viagem do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar da COP27 no Egito, e a reunião dos presidentes dos EUA e China, Joe Biden e Xi Jinping, na Indonésia, dias antes de uma cúpula do G20, estão entre os destaques desta segunda-feira (14).

    COP27: Lula terá encontro com governadores da Amazônia e fala na área da ONU

    O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participa nesta semana da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP 27) no Egito. A agenda dele na conferência inclui encontro com governadores da Amazônia, pronunciamento na área da ONU, além de reuniões com chefes de Estado.

    Na quarta-feira, 16, Lula participa, às 11 horas (6 horas no fuso de Brasília) do evento “Carta da Amazônia – uma agenda comum para a transição climática”, junto com os governadores Waldez Góes (PDT-AP) Gladson Cameli (PP-AC), Mauro Mendes (União-MT), Helder Barbalho (MDB-PA), Wanderlei Barbosa (Republicanos-TO), e Marcos Rocha (União-RO).

    Às 17h15 (12h15 no fuso de Brasília) de quarta, Lula faz pronunciamento na área das Nações Unidas (zona azul). Na quinta-feira, 17, às 10 horas (5h em Brasília), Lula se encontra com representantes da sociedade civil brasileira no pavilhão Brazil Hub, e, às 15 horas (10h em Brasília), com o Fórum Internacional dos Povos Indígenas/Fórum dos Povos sobre Mudança Climática.

    Ainda segundo informações da âncora CNN Daniela Lima, trazidas na última sexta-feira (11), Lula também terá reuniões, ainda na COP, com o secretário-geral da ONU, António Guterres, e com o presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi. Ambos sem data definida.

    Após a COP, o petista vai para Portugal, onde tem encontro com os chefes de Estado Marcelo Rebelo, presidente do país, e o primeiro-ministro, António Costa.

    Biden e Xi se reúnem nesta segunda-feira (14) antes da cúpula do G20

    O líder chinês Xi Jinping chegou à Indonésia nesta segunda-feira (14) para uma reunião muito esperada com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, antes de uma cúpula do G20 marcada por tensões sobre a invasão da Ucrânia pela Rússia.

    Os dois líderes devem discutir as ambições nucleares de TaiwanUcrânia e Coreia do Norte, questões que também irão pairar sobre o G20, que se abre na terça-feira (15) sem a presença do presidente russo, Vladimir Putin.

    O ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, representará o presidente russo na cúpula do G20 – a primeira desde que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro – depois que o Kremlin disse que Putin estava ocupado demais para comparecer.

    Na véspera da reunião com Xi, Biden disse aos líderes asiáticos no Camboja que as linhas de comunicação dos EUA com a China permaneceriam abertas para evitar conflitos, com negociações difíceis quase certas nos próximos dias. Ele chegou a Bali no final do domingo.

    Manifestantes hostilizam ministros do STF na porta de hotel em Nova York

    Manifestantes hostilizaram, neste domingo (13), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) que estão em Nova York para participar do evento do Lide Brazil Conference, entre 14 e 15 de novembro.

    Nas imagens divulgadas nas redes sociais, manifestantes gritam e xingam os magistrados quando eles saem do hotel pela porta principal para entrar em uma van, estacionada logo em frente.

    Quando o ministro Gilmar Mendes sai do hotel rumo ao veículo, uma das pessoas grita: “O que é seu está guardado, seu bandido”.

    Alckmin anunciará novos integrantes do gabinete de transição nesta segunda-feira

    O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) anunciará, nesta segunda-feira (14), às 15h, em São Paulo, os novos integrantes dos grupos técnicos do gabinete de transição de governo.

    Alckmin foi nomeado pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como coordenador da transição. Ele fica responsável por todos os atos jurídicos e portarias durante esse período. O servidor Jorge Rodrigo Araújo Messias é o coordenador jurídico do gabinete.

    No último sábado (12), foram confirmados mais dois nomes: o economista Luciano Coutinho, ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para o grupo de Indústria, Comércio e Serviço; e a apresentadora Bela Gil, filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil, na equipe de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

    Com Covid-19 em alta, secretaria do Ministério da Saúde recomenda uso de máscara

    A Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde voltou a recomendar, neste domingo (13), a utilização de máscaras devido ao avanço da Covid-19, principalmente pela circulação da sublinhagem BQ.1.

    Na semana epidemiológica entre 6 e 11 de novembro, foram notificados 57.825 casos e 314 mortes causadas pelo coronavírus. A média móvel dos últimos sete dias ficou em 8.448 diagnósticos diários, representando um aumento de 120% em relação à semana anterior, com 3.834.

    Já a média móvel de óbitos foi de 46, um acréscimo de 28% se comparado com a última semana, com 36.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    * Publicado por Léo Lopes

    Tópicos