Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula sobre Alckmin como vice: ‘tenho profundo respeito’ por ele

    Em declarações no Twitter, ex-presidente afirma que não há nada entre ele e o ex-governador "que não possa ser reconciliado"

    Nathallia Fonsecada CNN , São Paulo

    O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comentou nesta segunda-feira (15) as especulações a respeito de uma eventual chapa ao lado do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), para as eleições de 2022.

    Segundo Lula, que participa nesta segunda do Encontro de Alto Nível da América Latina no Parlamento Europeu em Bruxelas, ainda não há uma decisão sobre o vice ou mesmo sobre a candidatura dele próprio à Presidência da República.

    O ex-presidente, porém, declarou que “não há nada que aconteceu [entre ele o ex-governador] que não possa ser reconciliado”.

    “Política é como futebol, você dá uma canelada no cara, ele cai chorando de dor, mas depois que termina o jogo, eles se encontram, se abraçam, vão tomar uma cerveja e discutir o próximo jogo. Política é assim. Nas divergências todo mundo joga bruto porque quer ganhar”, afirmou Lula, no Twitter.

    O petista também reforça o tom cauteloso a respeito da corrida eleitoral. “Eu disputei as eleições de 2006 com o Alckmin, mas tenho profundo respeito por ele. Mas eu não tô discutindo vice ainda porque não discuti a minha candidatura”.

    As especulações sobre uma chapa entre Lula e Alckmin foram ventiladas nos últimos dias por aliados do ex-presidente, que passaram a considerar esse possibilidade diante da expectativa de uma possível saída de Alckmin do PSDB, que possui uma rivalidade histórica com o PT.

    De acordo com pesquisa realizada Genial/Quaest e divulgada na última quarta-feira (10), o ex-presidente Lula tem 48% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 21% do segundo colocado no levantamento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

    Tópicos