Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula se reúne com aliados para discutir PEC e possível nome para a Fazenda

    Há ainda a expectativa de que a equipe de transição anuncie, nos próximos dias, os integrantes do Grupo Técnico de Defesa

    Anna Gabriela Costada CNN

    em São Paulo

    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), deve se reunir nesta sexta-feira (25) com o senador Jaques Wagner (PT-BA) para discutir sobre as articulações em torno da PEC do Estouro e a possibilidade de indicação de um ministro da Fazenda.

    O PT considera adiar a apresentação da PEC do Estouro para a próxima semana. O líder do PT na Câmara, Reginaldo Lopes, disse à CNN acreditar que a PEC não será apresentada nesta semana.

    Nesta quinta-feira (24), Jaques Wagner disse que “falta um ministro da Fazenda” no governo eleito.

    Ao ser questionado por repórteres se a indicação de um nome para o Ministério facilitaria a articulação política para aprovar a PEC do Estouro, Wagner respondeu: “Eu acho que facilitaria, mas estou dando uma opinião, quem vai decidir é o presidente [eleito] da República.”

    Diante da dificuldade para aprovar uma PEC, o governo eleito analisa a possibilidade de abrir um crédito extraordinário via medida provisória (MP). Desse modo, o Executivo não precisaria do aval do Congresso entrar em vigor.

    Na agenda do governo eleito, há também uma entrevista coletiva às 11h do Grupo de Técnico (GT) de Saúde no CCBB, em Brasília, onde a equipe de transição de governo está se reunindo.

    O GT da Saúde no gabinete de transição teve uma reunião nesta quinta-feira (24) com representantes de diversas entidades do setor, na qual o presidente eleito participou por videoconferência e defendeu investimento em inovação e em soluções criativas para aprimorar o atendimento à saúde da população brasileira pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

    Há ainda a expectativa de que a equipe de transição anuncie, nos próximos dias, os integrantes do Grupo Técnico de Defesa.

    O ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador dos GTs no gabinete de transição, disse, nesta semana, que a definição seria até o fim desta semana. O GT de Defesa é o único que não teve os integrantes anunciados até o momento.

    A equipe de Lula tem conversado com o ex-comandante do Exército Edson Pujol e o ex-ministro da Defesa Fernando Azevedo e Silva. Os dois trabalharam no governo Bolsonaro no comando do Exército e da Defesa, respectivamente.