Lula sanciona lei que inclui a pediatra Zilda Arns no Livro dos Heróis e Heroínas do Brasil
Pediatra e sanitarista atuou contra a desnutrição infantil no país e fundou a Pastoral da Criança
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou um projeto de lei que incluiu o nome de Zilda Arns Neumann no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.
A lei 14.552/23 foi publicada nesta segunda-feira (24) no Diário Oficial da União. O PL foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2011 e passou pelo Senado Federal em março deste ano.
Zilda nasceu no ano de 1934, em Forquilinha, município do sul de Santa Catarina. Pediatra e sanitarista, ela atuou contra a desnutrição infantil no Brasil.
Em 1983, junto do cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, fundou a Pastoral da Criança e formulou um plano de ação para diminuir a mortalidade infantil no país.
Zilda faleceu em 2010, durante um terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, enquanto fazia uma missão humanitária.
“Três vezes indicada ao Prêmio Nobel da Paz, ganhadora de uma série de homenagens tanto no Brasil quanto no exterior, a fundadora da Pastoral da Criança ajudou a tirar o país do vergonhoso mapa da mortalidade infantil e inspirou instituições humanitárias no mundo inteiro”, disse a ex-deputada-federal Tereza Nelma, idealizadora do projeto de lei.
O Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é um documento que preserva os nomes de figuras que marcaram a história do Brasil. Ele fica localizado no Panteão da Pátria, na praça dos Três Poderes, em Brasília.