Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula recua e mantém Daniela Carneiro à frente do Turismo enquanto aguarda votações no Congresso

    Expectativa era de que ela fosse substituída na no comando da pasta na tarde desta quinta-feira (6) pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA)

    Teo CuryPedro Teixeirada CNN

    Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro (União-RJ), na tarde desta quinta-feira (6) e decidiu mantê-la à frente da pasta até a conclusão das votações de interesse do governo no Congresso Nacional.

    A expectativa era de que ela fosse substituída na tarde desta quinta pelo deputado federal Celso Sabino (União-PA).

    O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, disse a jornalistas após a reunião que o governo avalia que o foco no momento deve ser a aprovação de temas de interesse no Congresso.

    O Executivo aposta na aprovação da reforma tributária, do projeto que prevê mudanças no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e no novo regime fiscal.

    “O governo tem uma atenção especial para acompanhar a conclusão das votações que estão acontecendo no Congresso. Este é um momento muito importante para o país, pela complexidade dos temas analisados, pela repercussão. E entende [o governo] que o mais adequado, o melhor, é concluir primeiro esse processo de votações e, a partir da semana que vem, se debruçar de forma mais aprofundada nas temáticas que envolvem organizações dentro do governo”, afirmou.

    De acordo com Pimenta, a discussão sobre composição e eventuais mudanças que possam ocorrer dentro do governo “será retomada na semana que vem”.

    “A ministra permanece à disposição do governo desempenhando a sua função e permanecerá enquanto o presidente entender. Não haverá nenhuma mudança no decorrer dessa semana. Energias voltadas para as questões tratadas no Congresso Nacional”, completou.

    Daniela Carneiro chegou ao Palácio do Planalto na tarde desta quinta para se reunir com o presidente, e a expectativa era a de que ela apresentasse a Lula sua carta de demissão do governo.

    Após o encontro com Lula, a ministra chegou a convocar uma reunião com servidores do Turismo para se despedir depois de seis meses no cargo.

    Há, desde o período da transição de governo, uma insatisfação da bancada do União Brasil na Câmara dos Deputados com relação à escolha de Daniela. Os parlamentares não se sentem representados pela ministra e pressionam, ao longo dos últimos meses, o presidente a trocar o comando da pasta.

    A escolha de Daniela Carneiro passou pela articulação política do senador Davi Alcolumbre (União-AP).

    Fontes do Palácio do Planalto e do União Brasil ouvidas pela CNN afirmaram que o ideal seria aguardar o retorno de lideranças políticas que estão fora de Brasília, entre elas o próprio senador Alcolumbre, antes de a substituição de Daniela por Celso Sabino (União-PA) ser concretizada.