Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula receberá Pedro Sánchez e Emmanuel Macron em março

    Líderes da Espanha e da França serão recebidos no Palácio do Planalto; entraves para acordo entre Mercosul e União Europeia devem ser tratados

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva
    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva 04.dez.2023 - Reuters/Liesa Johannssen

    Julliana Lopesda CNN

    Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai receber em março a visita dos líderes da Espanha, Pedro Sánchez, e da França, Emmanuel Macron.

    Os encontros acontecerão no Palácio do Planalto, em datas diferentes. A expectativa é que o encontro com o primeiro-ministro espanhol ocorra no dia 6 de março. No fim do mês, no dia 27, será a vez de Lula receber o presidente francês.

    Os detalhes das visitas, além de eventuais acordos bilaterais, ainda estão sendo planejados pelos governos.

    A avaliação prévia da chancelaria brasileira, no entanto, é que alguns assuntos não deixarão de ser tratados. Entre eles, as negociações para um do acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul.

    Em dezembro, durante a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados, Lula declarou que tinha “um sonho” de que o acordo entre o bloco sul-americano e o europeu pudesse ser fechado ainda durante seu mandato e o do primeiro-ministro espanhol, Pedro Sanchez.

    “Confesso a vocês que eu tinha um sonho de que na minha Presidência e na do companheiro Pedro Sanchez a gente pudesse concluir [o acordo] da forma majestosa que eu achei que poderia ser feito e que eu achava que a gente merecia”, reiterou o presidente brasileiro.

    Apesar da relação diplomática positiva, o presidente francês segue reafirmando seu posicionamento contrário ao acordo.

    Na última quarta-feira (17), em entrevista à analista da CNN Priscila Yazbek, Macron fez críticas a maneira como o acordo está colocado e citou, entre os pontos de conflito, as exigências aos setores agrícola e industrial que podem ser impostas aos franceses.