Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula recebe chanceler alemão, Bolsonaro sinaliza permanência nos EUA e mais de 30 de janeiro

    Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (30) o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, em Brasília, para uma reunião bilateral que marca a volta das operações do Fundo Amazônia

    CNN

    A reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com o chanceler alemão Olaf Scholz, em Brasília, e a sinalização do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a aliados de que permanecerá por mais tempo nos Estados Unidos estão entre os destaques desta segunda-feira (30).

    Lula se encontra com chanceler alemão em Brasília; Fundo Amazônia e acordo Mercosul-União Europeia serão foco

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta segunda-feira (30) o primeiro-ministro alemão Olaf Scholz. 

    Scholz será o primeiro líder de uma potência ocidental a se encontrar com Lula desde a posse.

    Os focos principais da visita devem ser a retomada dos aportes alemães ao Fundo Amazônia, interrompidos na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, e o acordo entre União Europeia e o Mercosul.

    Ambos os temas são vistos como relevantes, do ponto de vista da diplomacia externa, mas especialistas divergem sobre os efeitos práticos.

    Durante visita ao Brasil, para participar da posse de Lula, o presidente alemão Frank-Walter Steinmeier já havia anunciado que a Alemanha iria liberar 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia.

    Mas a ministra alemã da Cooperação Econômica e do Desenvolvimento, Svenja Schulze, afirmou que Berlim planeja doar um valor ainda maior, de 200 milhões de euros (R$ 1,1 bilhão), em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo publicada neste domingo (29). A expectativa é de que o encontro desta segunda oficialize o aporte.

    Bolsonaro sinaliza permanência por mais tempo nos EUA, dizem aliados

    O ex-presidente Jair Bolsonaro sinalizou que pode permanecer por mais tempo nos Estados Unidos, segundo relatos feitos à CNN por aliados do ex-mandatário do Palácio do Planalto.

    Em conversa com a CNN, Bolsonaro havia afirmado, no final do ano passado, que retornaria ao Brasil no final de janeiro. Ao presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, Bolsonaro também manifestou a mesma intenção.

    De acordo com aliados de Bolsonaro, contudo, ele tem avaliado ficar por mais um mês no exterior, retornando apenas no final de fevereiro. A maior permanência teria o apoio de integrantes de sua família.

    De acordo com um grupo de aliados, para garantir seguir nos EUA, o ex-presidente teria concordado em requisitar a mudança do status de seu visto de chefe de estado para turístico.

    Lula gastou o dobro do que eu no cartão corporativo, diz Bolsonaro a apoiadores

    O ex-presidente Jair Bolsonaro disse a apoiadores, nos Estados Unidos, que nunca usou seu cartão corporativo para saques e afirmou que os gastos do atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, em seus mandatos anteriores, foram o dobro dos seus.

    “Sabe quanto eu gastei ou saquei do meu cartão particular durante quatro anos? Alguém tem ideia? Zero. Eu estou com os extratos bancários aqui”, disse Bolsonaro. O vídeo com as declarações circula em grupos de mensagens.

    “Nunca paguei um picolé, nunca saquei. Podia sacar até 17 mil [reais] por mês, daria 3 mil dólares, de despesa sem prestação de conta. Nunca gastei um centavo, nunca saquei um centavo (…) O Lula, fazendo as conversões, gastou o dobro do que eu gastei.”

    Mulher Yanomami morre após ser internada com quadro de desnutrição severa

    A indígena Rodenia Yanomami, de 33 anos, morreu na última sexta-feira (27) no Hospital Geral de Roraima, em Boa Vista, após ser internada com quadro de desnutrição severa e piorar devido à desidratação e inflamação intestinal, segundo descrito na declaração de óbito a qual a CNN teve acesso.

    indígena já havia passado por duas unidades de saúde, na comunidade de Cataroa e na Unidade Básica de Saúde de Surucucu, mas os locais não reuniam condições ideais para atendimento. Quando chegou ao hospital, o quadro já havia se agravado, segundo um familiar da vítima.

    Os filhos de Rodenia, que também passaram pelas mesmas unidades de saúde, foram socorridos e seguem internados no Hospital das Crianças de Boa Vista.

    CNN conversou com Junior Hekurari, presidente da URIHI – Associação Yanomami, que confirmou a morte da indígena e de outras cinco pessoas nos últimos dias, nas comunidades de Komatha e Aracaca. Entre as vítimas estão uma liderança indígena e uma criança de nove anos.

    Preso na Espanha, Daniel Alves tem acesso a piscina e jogos de futebol

    Preso preventivamente na Catalunha, a cerca de 40 quilômetros de Barcelona, na Espanha, o jogador Daniel Alves divide a cela com mais um detento, também brasileiro, e tem acesso à estrutura do presídio que inclui partidas de futebol e também piscina.  

    A rotina tem incluído ainda passeios pelo pátio e autógrafos para os outros presos, de acordo com o jornalista Renato Paim, que mora em Madrid e está acompanhando o caso.

    “Os presídios todos na Espanha visam a reabilitação e a socialização. Não é que ele vive com luxo, mas existem várias atividades que não são só para o Daniel Alves, mas para todos os condenados na Espanha”, contou Paim à CNN.

    “Há aulas, oficinas, quadras de futebol, alguns tem até cabelereiro, academia, jardim. E todas as intalações tem um certo conforto, porque o sistema espanhol visa a reabilitação, quer que os presos paguem por seus crimes mas, depois, possam voltar à sociedade de maneira melhor.”

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    * Publicado por Léo Lopes

    Tópicos