Lula precisa se assessorar melhor nas questões fiscais, diz ex-ministro da Fazenda
Em entrevista à CNN, o economista Mailson da Nóbrega criticou as falas do petista sobre o teto de gastos
Em um evento em Juiz de Fora (MG), o pré-candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que não haverá teto de gastos em seu governo. Mais tarde, a mensagem foi reproduzida em suas redes sociais.
Em entrevista à CNN, o economista e ex-ministro da Fazenda Mailson da Nóbrega criticou as falas do petista. “Eu diria que [isso] é no mínimo lamentável. O ex-presidente precisa se assessorar melhor nas questões fiscais”, afirmou.
Nóbrega falou que teto de gastos foi uma iniciativa do governo Michel Temer (MDB), porque o Brasil vinha numa “trajetória suicida” de aumento do gasto público em ritmo superior ao crescimento da economia.
“O teto de gastos teve o objetivo de evitar uma tendência explosiva na relação entre a dívida [pública] e o PIB [Produto Interno Bruto]. O que o ex-presidente está falando é que ele vai tirar o teto e vai gastar”, disse.
O ex-ministro disse ainda que se não houver limite [de gastos], os investidores, os analistas e “o mundo todo” vai perceber que o Brasil entrará numa trajetória incontrolável de dívida pública.
“E quando isso acontece, a confiança desaparece e o país entra numa situação que os economistas chamam de dominância fiscal”, avaliou.
Em nota à CNN, a assessoria de imprensa do ex-presidente disse que “o desempenho dos governos Lula na questão fiscal foi o melhor da história, com redução da relação dívida/PIB e superávit primário durante todo o seu mandato”.
Debate presidencial
A CNN realizará o primeiro debate presidencial de 2022. O confronto entre os candidatos será transmitido ao vivo em 6 de agosto, pela TV e por nossas plataformas digitais.