Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula pode até merecer absolvição. Moro, jamais, diz Lira sobre decisão de Fachin

    Presidente da Câmara comentou a decisão do ministro do STF Edson Fachin, que devolveu os direitos políticos ao ex-presidente

    Da CNN, em São Paulo

    O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) se manifestou nas redes socais sobre a decisão monocrática do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin de anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na tarde desta segunda-feira (8).

    “Minha maior dúvida é se a decisão monocrática foi para absolver Lula ou Moro. Lula pode até merecer. Moro, jamais”, escreveu o parlamentar.  

    A decisão anula as condenações de Lula referentes aos casos do triplex do Guarujá, do sítio de Atibaia e do Instituto Lula, concedidas pela Justiça Federal no Paraná relacionadas às investigações da Operação Lava Jato, e determina a remessa dos respectivos autos à Seção Judiciária do Distrito Federal. 

    O deputado federal Arthur Lira (PP-AL)
    O deputado federal Arthur Lira (PP-AL)
    Foto: CNN (04.dez.2020)

    Para Fachin, a 13ª Vara Federal de Curitiba não tem competência para julgar os processos. A Justiça Federal do Distrito Federal analisará, agora, os processos.

    Por conta da decisão, Fachin notificou a perda do objeto de 10 habeas corpus e quatro reclamações protocoladas pela defesa de Lula. Entre as ações, se destaca a que questiona a suspeição do ex-juiz títular da 13ª Vara de Curitiba, Sergio Moro. 

    (Publicado por Daniel Fernandes)