Lula e Pacheco tentam marcar encontro na COP27
Presidente eleito e presidente do Congresso Nacional pretendem tratar sobre propostas relacionadas ao meio-ambiente e sobre a PEC da Transição
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), tentam se encontrar no Egito.
Ambos estão no balneário de Sharm el-Sheikh, onde acontece a COP27.
Segundo interlocutores do senador, o presidente do Congresso Nacional pretende tratar sobre propostas relacionadas ao meio-ambiente que tramitam no Congresso.
Outro tema que deve ser levado à reunião de Lula e Pacheco é sobre a PEC da Transição.
O presidente do Senado deve levar um discurso sobre a importância de que apenas os recursos do Auxílio Brasil ou Bolsa Família fiquem fora do teto de gastos, dentro de uma previsibilidade dos próximos quatro anos.
A ideia é de que o valor “extra-teto” seja reduzido com o desempenho da economia e investimentos estrangeiros.
Lula sugeriu uma reunião na manhã desta terça-feira (15), mas Pacheco não podia, pois tinha participação confirmada em um evento, onde era um dos palestrantes.
Já o presidente eleito está em hotel da cidade, onde se prepara para o discurso previsto para quarta-feira (16). À tarde, o presidente eleito tem uma série de reuniões de líderes de países como Estados Unidos, Alemanha e China.
A CNN Brasil apurou que os encontros teriam sido solicitados pelos países. Nesta terça, Lula se encontra com o enviado dos Estados Unidos para o clima, John Kerry.
Com as agendas apertadas, Lula e Pacheco buscam conciliar a melhor hora para a reunião. Pacheco deixa o Egito na noite desta terça-feira (15).