Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula oficializa convite para Celso Sabino assumir o Ministério do Turismo

    Deputado do União Brasil aceitou a indicação; nomeação no Diário Oficial deve sair nos próximos dias.

    Da CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou o convite ao deputado federal Celso Sabino (União Brasil-PA) para que ele assuma o Ministério do Turismo. Sabino aceitou o cargo, segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo federal.

    Ambos se reuniram no Palácio do Planalto nesta quinta-feira (13), com a presença do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. A nomeação sairá no Diário Oficial da União nos próximos dias.

    Em um vídeo publicado nesta quinta, Sabino confirmou que aceitou o convite. “Agradeço ao presidente pela confiança, agradeço a minha bancada do União Brasil na Câmara dos deputados e assumo com responsabilidade, disposição e vontade de fazer com que o turismo no nosso país signifique aquilo que significa em outras nações, com mais empregos, renda e mais desenvolvimento, trazendo divisas para favorecer a construção do Brasil que todos nós queremos”, disse.

    A discussão sobre a substituição do comando no Turismo acontece há semanas. No dia 6 de julho, o ministro Paulo Pimenta, da Secretaria de Comunicação Social, admitiu que Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) havia colocado o cargo à disposição e que tinha conhecimento que deixaria o ministério.

    A troca no Turismo é pragmática. O governo escolheu Celso Sabino para o cargo de ministro em uma jogada ensaiada com a Câmara dos Deputados para melhorar a articulação política. A indicação de Sabino é da Câmara.

    Celso Sabino tem 44 anos, foi auditor fiscal e, como deputado pelo Pará, está em seu segundo mandato. Já foi filiado a cinco partidos diferentes: PP, PR (atual PL), PSDB, PSL e, atualmente, está no União Brasil.

    Possibilidade de mais trocas

    Conforme noticiou a CNN anteriormente, o Palácio do Planalto também avalia mudanças nas pastas Esportes e Desenvolvimento Social, além do comando da Caixa.

    Em um sinal de boa vontade com a Câmara dos Deputados, também será realizada uma avaliação da atual estrutura da Secretaria de Relações Institucionais, responsável pela articulação política, de acordo com Gustavo Uribe, analista de Política da CNN.

    Em abril deste ano, Daniela Carneiro pediu a desfiliação do partido. Junto com outros cinco parlamentares, ela alega “justa causa” por suposto “assédio” da direção nacional da sigla.

    A situação irritou os dirigentes do União Brasil, que passaram a pressionar o governo para que outro membro da sigla assumisse a pasta.

    O que faz o Ministério do Turismo e qual seu orçamento

    Ministério do Turismo foi criado em 2003, durante a primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e tem como atribuição o desenvolvimento da política nacional de turismo sustentável.

    A pasta também realiza a promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior, com estímulo à inovação, ao empreendedorismo e às iniciativas públicas e privadas de atividades turísticas.

    O ministério também faz o planejamento, a coordenação, a supervisão e a avaliação dos planos e dos programas de incentivo ao turismo. Bem como a criação de diretrizes para a integração das ações de desenvolvimento do setor entre o governo federal e as administrações estaduais, distrital e municipais.

    Junto aos demais ministérios, a pasta realiza medidas para a melhoria de infraestrutura, geração de emprego e renda, e se dedica ao enfrentamento de crises climáticas nos destinos turísticos.

    É responsável pela regulação, fiscalização e ao estímulo à formalização, certificação e classificação de atividades, empreendimentos e equipamentos de prestadores de serviços turísticos. O ministério auxilia em programas de financiamento, acesso ao crédito e na gestão do Fundo Geral do Turismo.

    No orçamento de 2023 foram disponibilizados R$ 4,1 bilhões para o desenvolvimento de suas atividades.

    *publicado por Tiago Tortella, da CNN

    Tópicos