Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula inicia semana com agendas em São Paulo e no Rio; Bolsonaro, em Brasília

    Segunda semana pós-primeiro turno deve terminar com debate entre candidatos, no domingo (16)

    Carolina Cerqueirada CNN

    Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) começam a segunda semana de campanha do segundo turno em São Paulo (SP) e em Brasília (DF), respectivamente.

    Lula iniciou a segunda-feira (10) com entrevista à Super Rádio Tupi FM, do Rio de Janeiro, durante a manhã.

    Durante a entrevista, ele fez promessas para melhorar a economia do país. O petista disse que retomará o programa Minha Casa Minha Vida e as operações em obras paralisadas no país, além de trabalhar para trazer investimento estrangeiro.

    Lula também prometeu o fortalecimento do pequeno e médio empreendedor individual, com a disponibilização de crédito. “Vai ter financiamento do Banco do Brasil, vai ter financiamento do BNDES, vai ter financiamento da Caixa Econômica Federal para isso”, ressaltou.

    À tarde, o ex-presidente se encontra com representantes da sociedade civil e da associação Derrubando Muros em um hotel na capital paulista.

    O presidente Jair Bolsonaro gravou programas eleitorais pela manhã. Ele ainda recebeu os prefeitos de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), e de Manaus (AM), David Almeida (Avante), no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF).

    Em conversa com jornalistas, o presidente elogiou o cenário econômico do seu governo, dando destaque para os preços dos combustíveis.

    “Os preços dos combustíveis estão lá embaixo. […] Em breve, vamos sentir também a queda do preço do diesel e, caindo o diesel, a tendência da inflação é se manter lá embaixo”, disse.

    O candidato do PL tem agenda prevista para a tarde. Às16h30, recebe o bispo JB Carvalho e pastores na capital federal.

    De acordo com a coordenação de campanha de Lula, o candidato deve manter o foco na região Sudeste; nesta semana, as visitas incluem o Rio de Janeiro, com caminhadas na Rocinha e no Complexo do Alemão.

    Ele também marcou ato na Bahia na quarta (12), ao lado do candidato do PT ao governo, Jerônimo Rodrigues. Para esta semana, existe a possibilidade de Lula e aliados divulgarem uma carta aos evangélicos.

    Bolsonaro, por sua vez, deve focar a agenda no Sul e Sudeste. Nesta terça (10), ele vai a Santa Catarina, onde irá se reunir com prefeitos. O presidente também já mencionou que tem ida ao Rio Grande do Sul prevista para esta semana.

    O candidato do PL deve ainda continuar direcionando a comunicação para a região Nordeste, onde o ex-presidente Lula obteve mais votos no primeiro turno. Ele já fez aceno aos nordestinos na propaganda eleitoral e começa a semana com agenda focada nos sertanejos.

    Primeiro debate do segundo turno será no domingo

    No domingo (16), acontece o primeiro debate do segundo turno entre os presidenciáveis. Lula e Bolsonaro já confirmaram presença.

    O debate é organizado pela Folha de S.Paulo, Uol, TV Bandeirantes e TV Cultura e está marcado para as 20h.

    Final de semana dos presidenciáveis

    No sábado (8), Lula falou com jornalistas e fez uma caminhada em Campinas (SP). Bolsonaro esteve presente na celebração do Círio de Nazaré, tradicional festa católica, em Belém (PA).

    No domingo (9), Lula esteve em Belo Horizonte (BH), onde participou de mais uma caminhada. Bolsonaro permaneceu em Brasília e deu entrevista ao podcast Pilhado, no YouTube.

    Lula relembrou atos do seu governo e mais uma vez criticou o teto de gastos. O ex-presidente também defendeu a igualdade salarial entre homens e mulheres e voltou a prometer a recriação do Ministério da Cultura e a instalação de um comitê de cultura em cada estado.

    Na entrevista ao podcast, Bolsonaro disse que recebeu sugestões para aumentar o número de vagas de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) caso seja reeleito, mas que essa proposta pode ser descartada se o Supremo “baixar um pouco a temperatura”.

    Tópicos