Lula faz ofensiva para furar a bolha e planeja entrevistas ao Canal Rural e ao Ratinho
O petista tenta dialogar com eleitores ligados ao agronegócio
A duas semanas das eleições, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dá início a uma ofensiva para tentar furar a bolha de seu eleitorado, mirando grupos que, hoje, estão majoritariamente com o presidente Jair Bolsonaro (PL). Uma das estratégias é falar com representantes do agronegócio e, para isso, está programada uma entrevista do petista ao Canal Rural na próxima terça-feira (20). Dois dias depois, na quinta (22), ele deve ir ao “Programa do Ratinho”, no SBT.
De acordo com relatos à CNN, Lula vai ao Canal Rural acompanhado do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT), que tem trabalhado no plano de governo do petista para o agronegócio. A ideia é que o ex-presidente tenha uma postura propositiva na entrevista ao Canal Rural, destacando pontos de políticas que pretende implementar para o setor caso seja eleito em outubro.
Entre as propostas que Lula deve abordar estão a produção sustentável e a modernização do agronegócio. Segundo aliados, o petista pretende falar, por exemplo, da criação de um programa de governo que abrirá as portas de investimento para aqueles produtores rurais que tenham boas práticas ambientais.
A estratégia de conceder a entrevista ao Canal Rural ganhou força depois que Lula chamou integrantes do agronegócio de “fascistas e direitistas” durante entrevista ao Jornal Nacional. O petista foi orientado a fazer um aceno ao setor. Dias depois, o ex-presidente falou de “fazendeiros responsáveis”, ao distingui-los de invasores de terras indígenas.
“Não haverá mais invasão nas terras indígenas desse país. O Brasil tem muita terra e quem tenta invadir a terra de vocês são grileiros irresponsáveis. Os fazendeiros responsáveis, que plantam para exportar, sabem que não podem invadir terra de índio. Ele sabe que não pode desmatar, ele sabe que não pode fazer queimada porque os gringos não vão comprar mais as coisas que ele produz. Então, nós vamos tratar com respeito as pessoas que sabem respeitar”, afirmou Lula na ocasião.
Apesar de ser considerado um ambiente não tão confortável, pelo alinhamento de Ratinho ao governo Bolsonaro, a avaliação da campanha de Lula é a de que é importante para o ex-presidente falar ao público do apresentador —concentrado, principalmente, nas faixas de renda mais baixa da população.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.