Lula faz ofensiva no Nordeste para tentar ampliar vantagem sobre Bolsonaro na região
Última pesquisa Datafolha mostrou o ex-presidente com 66% das intenções de votos totais na região
As agendas de Luiz Inácio Lula da Silva, candidato do PT à Presidência da República, em Salvador (BA) e Fortaleza (CE) nesta sexta-feira (30) têm como objetivo, segundo dirigentes petistas, tentar aumentar a distância do ex-presidente em relação a Jair Bolsonaro na região Nordeste. A última pesquisa Datafolha mostrou Lula com 66% das intenções de votos totais na região, enquanto Bolsonaro marca 23%.
Os resultados das últimas medições nas duas capitais deram ânimo à campanha petista. Na Bahia, a subida de Jerômimo Rodrigues na corrida pelo governo do Estado fez com que integrantes do PT passassem a acreditar até numa vitória no primeiro turno.
O ex-secretário de Educação do governador Rui Costa (PT) estreou nas pesquisas na faixa dos 5% de intenção de votos —contra o ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil), com mais de 65%, indicando vitória em primeiro turno, com mais de 65%. Desde a visita de Lula à Bahia, no começo de julho, a diferença entre os dois passou a cair bruscamente. Na última pesquisa Ipec, ACM Neto tem 47% e Rodrigues, 32%.
No Ceará, o ânimo cresceu dentro do PT depois que Elmano de Freitas (PT), que atingiu os 39% dos votos, conforme o Real Time Big Data, e superou o candidato de Ciro Gomes (PDT) no Estado, Roberto Claudio (que tem 18%). O petista deve enfrentar no segundo turno o candidato bolsonarista Capitão Wagner (União Brasil), que tem 32%.