Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula encontra ex-candidatos à Presidência, e Bolsonaro vai a funeral da rainha

    Tebet participa de sabatina, e Ciro recebe representantes de fintechs e bancos digitais em seu comitê de campanha

    Matheus MeirellesJoão RosaThais Magalhãesda CNN

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com ex-candidatos à Presidência que apoiam a sua candidatura no atual pleito, nesta segunda-feira (19), em São Paulo. Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) foi à Exéquias da rainha do Reino Unido Elizabeth II, em Londres.

    O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) participou de encontro com Associação Brasileira de Fintechs e Zetta (que congrega bancos digitais) e a senadora Simone Tebet (MDB) de sabatina, ambos eventos na capital paulista.

    Durante encontro com ex–candidatos à Presidência, antecipado pelo analista da CNN Caio Junqueira, Lula afirmou que precisará enfrentar muitas brigas, conversas e reuniões para “resolver o problema” do orçamento secreto, caso seja eleito presidente em outubro.

    “Todo mundo sabe a briga que a gente vai ter para destruir esse tal de orçamento secreto. Todo mundo sabe que a gente vai ter uma briga, muita conversa, muita reunião, para que a gente possa resolver esse problema no orçamento secreto”, disse o ex-presidente.

    O petista ainda citou que a eleição presidencial deste ano é “atípica” e reafirmou que está buscando vencer o pleito já no primeiro turno, em 2 de outubro.

    Já Bolsonaro, que está em Londres desde domingo (18), disse cumprir “papel institucional” durante as solenidades de despedida da rainha e negou “fazer política” no Reino Unido.

    “Você acha que eu vim aqui fazer política? Não vou nem te responder. Pelo amor de Deus, faz pergunta decente…”, disse Bolsonaro em Londres nesta segunda (19) ao ser questionado por uma pessoa. “Eu vim aqui fazer política? Se não viesse, seria criticado”, completou.

    Em seguida, o presidente disse que não responderia a mais perguntas e retirou-se do local.

    O mandatário ainda participou de uma recepção oferecida pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, James Cleverly. Ele deixará Londres nesta segunda e irá para Nova York, onde discursará na abertura da 77ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

    Durante encontro com representantes de fintechs e bancos digitais, Ciro Gomes voltou a repetir que, caso não seja eleito, não disputará mais a Presidência.

    “Vou morrer servindo ao povo brasileiro, mas candidatura é a última mesmo porque, se eu for eleito, eu abro mão da minha reeleição em troca da reforma do país”, disse o pedetista.

    Ele ainda encontrou representantes do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) nesta manhã. Às 20h, o ex-ministro concederá entrevista ao SBT.

    Na sabatina do Estadão/FAAP, Simone Tebet disse que pretende revogar os decretos assinados por Bolsonaro que flexibilizaram o porte de armas e prometeu recriar o ministério da Segurança Pública.

    “Então o ministério da segurança pública vai ser recriado, revogaremos os decretos armamentistas do presidente da república, porque quem tem responsabilidade e o dever de garantir segurança pública do Brasil, não é a sociedade”, disse a senadora.

    Segundo ela, os CACs (Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador) muitas vezes são “marginais que se infiltram nessas categorias para poderem adquirir essas armas e depois venderem mais caro e vão parar nas comunidades e lamentavelmente aumentar a insegurança da população brasileira”.

    Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os únicos candidatos que pontuam no agregador de votos CNN/Locomotiva.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    FOTOS — Veja todos os presidentes da história do Brasil