Lula e premiê da Itália conversam sobre Enel e falam sobre “necessidade de avanços”
Empresa teve falhas no fornecimento de energia em São Paulo em novembro de 2023 e em outubro passado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, conversaram sobre a Enel em encontro neste domingo (17).
Eles se reuniram no Rio na véspera do início da cúpula do G20, que acontece entre os dias 18 e 19 de novembro.
Segundo o governo brasileiro, Lula e Meloni teriam concordado sobre a “necessidade de avanços na melhoria do serviço prestado pela empresa, em especial em São Paulo”. O estado tem sofrido com falhas no fornecimento, como as de novembro do ano passado e a de outubro deste ano.
O presidente brasileiro e a premiê italiana também falaram sobre investimentos. De acordo com o relato do Planalto, Meloni indicou que as empresas italianas têm planos de investir 40 bilhões de euros no Brasil – o valor equivale a aproximadamente R$ 245 bilhões. A primeira-ministra teria falado, ainda, sobre a atualização dos acordos de parceria e cooperação econômica entre os dois países.
O diálogo ocorreu na presença dos ministros:
- das Relações Exteriores, Mauro Vieira;
- da Fazenda, Fernando Haddad;
- da Casa Civil, Rui Costa;
- da Agricultura, Carlos Fávaro;
- e de Minas de Energia, Alexandre Silveira,
Celso Amorim, assessor especial do presidente, também estava presente.
Ao longo deste domingo, o presidente ainda terá outros oito encontros – entre eles, um com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Lula também conversa com Emmanuel Macron, presidente da França, e Recep Erdogan, da Turquia. Ele já se reuniu com o presidente da África do Sul e o premiê da Malásia.
2024 deverá ser o ano mais quente já registrado, segundo a OMM