Lula e Lira devem se reunir ainda hoje para discutir falhas de articulação do governo
Presidente da Câmara teria relatado, segundo fontes, o que considera o “caos” em torno do assunto e reclamado da falta de entendimento até mesmo entre os articuladores
Depois de uma dura conversa telefônica e um alerta sobre as falhas de articulação política no governo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), devem se encontrar às 17h30 para discutir o assunto pessoalmente.
À CNN, auxiliares de Lira relataram que o deputado fez críticas ao presidente da República sobre as dificuldades da articulação política – no Planalto e no Congresso, com líderes de governo.
Lira teria relatado, segundo fontes, o que considera o “caos” em torno do assunto e reclamado da falta de entendimento até mesmo entre os articuladores.
O presidente da Casa também teria repetido algo que vem dizendo nos bastidores: que não cabe a ele fazer a mediação com os líderes, mas ao governo.
Apesar do tom duro da conversa, a avaliação no entorno do presidente da Câmara é de que o “saldo” da conversa poderá reverter positivamente dentro do governo.
Há expectativa de que, a partir de agora, Lula converse e receba mais os congressistas.
Na Câmara dos Deputados, líderes da base avaliavam, na tarde desta quarta-feira (31), que Lula “não sabe o que está acontecendo na Câmara”.
As reclamações das lideranças giram em torno da falta de organização dos articuladores que, segundo relatos, têm buscado dialogar com deputados no varejo, ultrapassando o comando das lideranças.
Há ainda insatisfação com a burocracia na liberação de cargos regionais e até reclamações de ministros que visitam estados e sem avisar parlamentares.
Até ontem à noite, o clima em torno da medida provisória que reestrutura a Esplanada era difícil, ainda com risco considerado de a MP ser derrotada em plenário.