Lula e Lira devem acertar nova troca de ministro no início de agosto
Republicanos e Progressistas deverão ser contemplados com pastas e também o comando de outras instituições públicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que as novas trocas de ministro ocorram no início de agosto.
De acordo com negociadores da minirreforma ministerial ouvidos pela CNN, Lula e Lira voltam a conversar na próxima quinta-feira (20).
A ideia é formalizar as mudanças na primeira semana de agosto.
Republicanos e Progressistas serão contemplados com pastas e também com o comando de outras instituições públicas.
Em uma combinação do Planalto com os partidos, os ministros escolhidos entrarão na cota presidencial e não das bancadas, o que desobrigaria as legendas de votarem junto com o governo.
Não haverá compromisso de sempre fecharem questão a favor do Planalto, mas, com novos ministros em campo, o governo avalia que terá mais diálogo para conquistar o maior número possível de votos partido a partido.
Dessa forma, as legendas acreditam que conseguirão atenuar algumas questões internas, sem ampliar crise e, ao mesmo tempo, sem perder a oportunidade de entrar no governo.
O caso mais sensível é o do Republicanos, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. O deputado federal Silvio Costa Filho (PE), que é do mesmo partido, está cotado para ser ministro.
Lira deve voltar a Brasília na próxima terça (18), e Lula retorna da viagem à Bélgica na quarta-feira (19).
Nesta sexta-feira (14), após semanas de negociação, o Planalto formalizou a nomeação de Celso Sabino, filiado ao União Brasil, para ministro do Turismo.