Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula e Blinken discutiram necessidade de saída diplomática para guerra da Ucrânia

    Confronto com a Rússia completa dois anos no próximo sábado (24)

    Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)
    Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, e presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Ricardo Stuckert

    Gabriela Pradoda CNN

    Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, ao discutir a guerra da Ucrânia teriam concordado que o momento é de “sair do conflito (armado) e dar espaço para a diplomacia”, segundo interlocutores.

    A avaliação de ambos é que a guerra no Leste Europeu, que completa dois anos no próximo sábado (24), não terá nenhuma solução por meio dos confrontos.

    E, por essa razão, se faz necessário criar um momento novo discussões que envolvam o corpo diplomático de países envolvidos.

    Em 24 de fevereiro de 2022, a Rússia iniciou os ataques ao território ucraniano, inclusive bombardeando cidades na fronteira entre os dois países.

    Blinken também agradeceu a Lula pela participação no processo de paz na Ucrânia. A reunião entre ambos foi considerada positiva pelo governo brasileiro.

    Sobre o conflito entre Israel e Hamas, o secretário americano não comentou as falas de Lula sobre o conflito que causaram uma crise com o governo israelense.

    Fontes do Itamaraty acreditam que a sinalização mais importante foi a concordância dos Estados Unidos com a criação do Estado Palestino para tentar solucionar o conflito.