Lula e Alckmin passam a cumprir agendas separadas após visita ao Norte
Região é a última em que os dois integrantes da chapa ainda não estiveram juntos; depois, seguem em agendas individuais até as eleições
O candidato à vice-presidência da República pelo PSB, Geraldo Alckmin, afirmou nesta sexta-feira, 29, à CNN, durante voo em que retornava de Brasília a São Paulo, que deve cumprir agenda de campanha pela Região Norte do país junto com o candidato à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e em seguida cumprirão agendas separadas até as eleições.
De acordo com Alckmin, a Região Norte é a única em que ainda não esteve com Lula para selar a candidatura da chapa. O ex-governador de São Paulo foi oficializado candidato nesta sexta durante convenção nacional do PSB, em Brasília. Em seguida, cada um deve seguir agendas separadas.
Alckmin afirmou que, além de focar a agenda no setor da educação, pela sua formação também deve dialogar com os setores da saúde. O ex-governador afirmou que a chapa tem acolhido as sugestões apresentadas pelos diferentes setores e que são essenciais para o processo democrático.
Questionado sobre o diálogo por parte do ex-presidente Lula com o setor empresarial, Alckmin ressaltou as agendas conjuntas realizadas por ambos com confederações da indústria e do comércio, e que as agendas separadas já estavam previstas.
“Deu tudo muito certo, fui aprovado por unanimidade”
Antes integrante do PSDB e opositor político de Lula, Alckmin foi recebido por integrantes do PSB em jantar na quinta feira, antes da convenção nacional, onde foi aprovado por unanimidade em votação simbólica pelos filiados do partido.
“Deu tudo muito certo, fui aprovado por unanimidade”, afirmou à CNN ao voltar ao seu estado. “Agora, o que precisamos resolver são as questões estaduais. Rio Grande do Sul está praticamente resolvido, mas tem o Rio de Janeiro que está mais complicado”, disse.
O candidato à vice-presidência se referiu à disputa pelo governo gaúcho, onde a tendência é que o pré-candidato do PSB, Beto Albuquerque, ceda e abra espaço para o PT emplacar Edegar Pretto como o candidato dos partidos.
Já no Rio de Janeiro, o PSB oficializou a candidatura de Marcelo Freixo ao governo estadual, assim como a do deputado Alessandro Molon para o Senado. Porém, o acordo tecido com o PT previa que a candidatura ao Senado seria do partido de Lula, onde eles desejam emplacar André Ceciliano, atual presidente da Assembleia Legislativa (Alerj) como candidato. Interlocutores do PSB avaliam que ele deve desistir da candidatura para ceder espaço ao PT.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
Fotos – Os presidenciáveis nas eleições de 2022
[cnn_galeria active=”757167″ id_galeria=”551830″ title_galeria=”Os candidatos à Presidência da República em 2022″/]