Lula diz ter recuperado indústria de óleo e gás; Bolsonaro culpa falta de refinaria por preço do diesel
Ex-presidente deu entrevista à rádio; candidato do PL gravou propaganda eleitoral e teve encontro com prefeitos na manhã desta segunda (10)
Os candidatos à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) falaram na manhã desta segunda-feira (10) sobre a política de combustíveis. O atual presidente culpou a falta de refinarias no país pelo preço do diesel ainda não ter entrado em queda e Lula disse ter recuperado a indústria de óleo e gás durante o seu governo.
“Nós descobrimos o pré-sal, nós recuperamos a indústria de óleo e gás, nós recuperamos a indústria naval, nós seguimos o maior investimento de obras públicas que já aconteceu no Rio de Janeiro. E nós vamos voltar a fazer o Rio de Janeiro crescer outra vez”, disse Lula em entrevista a Super Rádio Tupi, da capital fluminense.
“O Rio não pode continuar sendo um estado extraordinário que aparece mais nas páginas policiais do que nas páginas econômicas, de desenvolvimento, nas páginas que discutem a questão da educação”, acrescentou.
À tarde, o ex-presidente se encontra com representantes da sociedade civil e da associação Derrubando Muros em um hotel na capital paulista.
Durante a manhã desta segunda, Jair Bolsonaro gravou programas eleitorais e conversou com jornalistas em Brasília (DF). Ele disse que o preço do diesel deve cair “em breve”.
“Se nós tivéssemos aquelas três refinarias que o Lula deixou de fazer e não concluiu e torrou 90 bilhões de reais, nós teríamos o diesel também metade do preço que tá nesse momento. […] Eu espero que comece a chegar [diesel da Rússia] com mais frequência e que em breve a gente comece a ver o preço do diesel cair”, disse Bolsonaro.
O presidente também se encontrou com os prefeitos de Sorocaba (SP), Rodrigo Manga (Republicanos), e de Manaus (AM), David Almeida (Avante), no Palácio da Alvorada – ambos deram seu apoio ao presidente na disputa do segundo turno. Às 16h30, ele recebe o bispo JB Carvalho e pastores.