Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula diz ser contra o voto útil por já ter sido “vítima” de estratégia

    Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) têm criticado campanhas de petistas para que eleitores “virem” o voto no primeiro turno

    Danilo Moliternoda CNN , São Paulo

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à Rádio Itatiaia na terça-feira (27) ser contra o chamado “voto útil”. O petista se disse a favor do “voto necessário”.

    “Eu sou contra o voto útil. Eu já fui vítima do voto útil. Agora, é o seguinte: eu quero o voto necessário, eu quero o voto seguinte, gente. Se a gente puder fazer as coisas agora, vamos fazer, não vamos deixar pra depois o que a gente pode fazer hoje”, disse.

    Voto útil é uma expressão usada para definir uma situação em que o eleitor não escolhe seu nome preferido, mas um postulante que considera “aceitável” a fim de evitar a eleição de outro candidato que rejeita.

    Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) vêm criticando a ideia em seus pronunciamentos públicos. Eles afirmam que a campanha de Lula incentiva o “voto útil”.

    Durante a entrevista, o petista também comentou a possibilidade de vencer as eleições já no primeiro turno. Lula afirmou que esse foi seu objetivo “em todas as eleições”.

    “Toda eleição que eu disputei, eu disputei para ganhar no primeiro turno. Em 2002, eu queria ganhar no primeiro turno, e em 2006. Em 2010, com Dilma, e em 2014. Em 2018, com Haddad. Não foi possível, mas eu trabalho com a ideia de ganhar no primeiro turno. Trabalho, faço as coisas bem feito, faço reuniões bem feito”, disse.

    [cnn_galeria active=”1946785″ id_galeria=”1946750″ title_galeria=”Os bastidores do debate da CNN entre os candidatos à Presidência”/]

    Tópicos