Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula diz que União Europeia está “ameaçando” colocar queimadas na mesa de negociação

    Bloco negocia um acordo comercial com o Mercosul, do qual Brasil faz parte

    Vitória Queirozcolaboração para a CNNMarina Demorida CNN , Brasília

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse nesta terça-feira (8) que a União Europeia está “ameaçando” o Brasil por causa das queimadas. O chefe do Executivo não detalhou em qual negociação essas ameaças estariam acontecendo, mas o bloco europeu negocia um acordo comercial com o Mercado Comum do Sul (Mercosul), do qual o Brasil faz parte.

    A declaração do chefe do Executivo foi realizada durante a cerimônia de sanção da Lei do Combustível do Futuro, na Base Aérea de Brasília. O texto estabelece o aumento da mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel, respectivamente, e cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.

    “Todos vocês sabem que a União Europeia está ameaçando a gente, de que vai colocar as queimadas na mesa de negociação. Estamos dizendo: ‘não coloque’. Não coloque porque nós estamos preservando mais do que vocês já preservaram na história”, afirmou.

    O Brasil vive uma das piores secas da história, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). A condição climática torna a vegetação mais suscetível a incêndios.

    Em setembro, o estado do Amazonas atingiu o recorde histórico de focos de incêndio, de acordo com o monitoramento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), superando o total de focos de incêndio dos anos anteriores.

    Para combater as queimadas, o governo federal enviou uma medida provisória (MP) ao Congresso para abrir crédito extraordinário de R$ 514 milhões para a Amazônia Legal. A medida foi definida após autorização do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, para liberar recursos fora do arcabouço fiscal para prevenção ao fogo, sem impacto nas metas fiscais.

    Cinco partidos não elegeram prefeitos no 1º turno; saiba quais

    Tópicos