Lula diz que privatizar Petrobras é “estupidez”
Durante comício no Rio de Janeiro, o petista disse que o povo brasileiro “não é burro”
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo (25) que privatizar a Petrobras seria “estupidez”. Em comício no Rio de Janeiro, o petista disse que a estatal tem tecnologia e que o povo brasileiro “não é burro”.
“Vamos parar com essa estupidez de querer privatizar a Petrobras. Vamos parar com essa estupidez”, disse Lula.
O ex-presidente citou o caso da BR Distribuidora e afirmou que não há como dizer, no momento, se privatizações serão revistas se ele for eleito.
“Eu não posso faltando sete dias pras eleições, dizer que eu vou rever muitas coisas que foram feitas. Não posso dizer porque seria irresponsabilidade minha. Primeiro eu preciso conhecer o que foi feito pra depois tomar a decisão que foi feita”, afirmou.
Segundo Lula, a privatização da BR Distribuidora não fez com que o preço dos combustíveis baixasse, como se esperava. “Sabe quantas empresas tem importando gasolina hoje dos Estados Unidos? Trezentas e noventa e duas empresas importando gasolinas a preço de dólar sem pagar imposto nesse país”, disse o petista.
Lula ainda afirmou que pretende avançar na exploração do petróleo em águas profundas.
“A Petrobrás é a maior empresa de prospecção em águas profundas. Quando eu tentei dizer que ia fazer sonda aqui, [afirmaram]: ‘Ah, não pode fazer sonda porque não tem tecnologia. Quem faz é a Coréia. Quem faz é a China’. Nós vamos fazer aqui.”
*Publicado por Renan Porto