Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula diz que conversou com Putin, que enviará representante para sua posse

    Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação da Rússia, estará presente na posse do presidente eleito, em 1º de janeiro de 2023

    Danilo MoliternoMarina Demorida CNN São Paulo

    O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse que conversou por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, nesta terça-feira (20). O petista usou suas redes sociais para comentar a ligação.

    “Conversei hoje com o presidente russo, Vladimir Putin, que me cumprimentou pela vitória eleitoral, desejou um bom governo e o fortalecimento da relação entre nossos países. O Brasil voltou, buscando o diálogo com todos e empenhado na busca de um mundo sem fome e com paz”, escreveu o petista

    À CNN assessoria de Lula disse que Putin enviará uma representante para a posse do petista, no dia 1º de janeiro de 2023. Se trata de Valentina Matvienko, presidente do Conselho da Federação da Rússia.

    A conversa entre Lula e Putin durou cerca de meia hora. Os presidentes também comentaram sobre um possível encontro no ano que vem, mas sem especificar data ou local.

    Durante a ligação, Putin disse que Lula será bem recebido caso queira ir à Moscou, e relembrou a boa relação que mantiveram nos mandatos do petista.

    A assessoria do presidente eleito não comentou se outros assuntos, como a guerra na Ucrânia, foram tratados na reunião.

    Em outubro, o presidente russo parabenizou Lula por sua vitória nas eleições. Segundo um comunicado divulgado pelo Kremlin, Vladimir Putin enviou um “telegrama de felicitações”.

    “Os resultados da votação confirmaram sua alta autoridade política. Espero que, por meio de esforços conjuntos, asseguremos o desenvolvimento de uma cooperação construtiva russo-brasileira em todas as áreas”, dizia um dos trechos do telegrama.

    Tópicos