Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula diz estar convencido de que pode definir eleição no primeiro turno

    Petista afirma que, entre todas as eleições que disputou, nunca teve chances de vencer no primeiro turno como tem em 2022

    Danilo MoliternoDaniel ReisThais Magalhãesda CNN

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante reunião com aliados nesta terça-feira (6), em São Paulo, estar “convencido” de que, caso mantenha o ritmo de sua campanha, pode definir a eleição ainda no primeiro turno.

    “Estou convencido de que, se a gente continuar trabalhando do jeito que estamos trabalhando, a gente pode definir essas eleições no primeiro turno. Se por acaso o povo não quiser primeiro turno, e quiser segundo turno, nós vamos ganhar também, como já ganhamos tantas eleições”, declarou o petista.

    Lula disse que, entre todas as eleições que disputou, essa é a sua maior oportunidade de definir o resultado no primeiro turno. “Faltam 26 dias. E quero dizer que, de todas as eleições que eu participei, nunca tivemos a chance de resolver no primeiro turno como temos nessas eleições.”

    O candidato do PT falou ainda sobre as dificuldades que se apresentam no pleito deste ano. Ele destacou o grande número de ataques e fake news veiculadas.

    “Nós temos em conta, de todas as eleições que eu já disputei, essa parecia a mais difícil, porque nós estamos disputando contra alguém que não conhece nenhum prática democrática, que trabalha na base da fake news todo santo dia, e nós estamos também disputando com adversários que resolveram nos atacar tanto quanto o nosso primeiro e mais importante opositor”, disse.

    “O dado concreto é que nós não temos que ficar retrucando. A gente não tem que ficar aceitando um nível baixo de campanha. Nós não precisamos fazer jogo rasteiro, nós temos que tentar discutir os assuntos que interessam o povo brasileiro e vocês estão percebendo que o povo quer resolver o problema da sua dívida, do desemprego, do trabalho informal”, concluiu o petista.

    Ataque de opositores é compreensível, diz Lula

    Lula afirmou ainda aos aliados participaram da reunião de coordenação de campanha que é preciso “compreender” os ataques dos demais presidenciáveis.

    “Eu sei que às vezes vocês ficam chateados porque os candidatos da oposição nos atacam. É normal. A gente tem que compreender”, disse o ex-presidente.

    O petista disse que os demais candidatos miram preferencialmente Bolsonaro pois “querem ganhar uns pontinhos” do eleitorado do presidente. “E eles me atacam porque têm medo que eu ganhe as eleições no primeiro turno. Eles não querem. E a gente não tem que ter vergonha de dizer que quer ganhar no primeiro turno”, comentou.

    “Quem tem cinco, seis, sete ou oito [pontos percentuais] sonha em chegar a 40 para ir ao segundo turno. Ou chegar a 30. Por que quem tem 45 não pode sonhar com apenas mais cinco, e ganhar no primeiro turno?”, questionou o petista.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.