Lula diz esperar que eleição na Venezuela seja a “mais democrática possível”: “Maduro precisa disso”
Presidente indicou que processo eleitoral no país vizinho não pode ser posto em dúvida antes de ocorrer; pleito está marcado para 28 de julho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (6) esperar que a eleição na Venezuela, marcada para o próximo dia 28 de julho, seja a “mais democrática possível”. De acordo com Lula, o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, “precisa disso”. As declarações foram feitas no Palácio do Planalto, em Brasília, ao lado do premiê espanhol, Pedro Sánchez.
“Eu espero que a eleição seja a mais democrática possível. Segundo o presidente Maduro, ele vai convocar todos os olheiros do mundo que quiserem assistir ao processo eleitoral na Venezuela”, disse Lula. “Além disso, o que eu posso esperar? Que haja a eleição para a gente saber se foi democrática ou não”, acrescentou.
“A comunidade internacional tem todo interesse para saber se será a mais democrática eleição da Venezuela. Eu acho que a Venezuela precisa disso. Eu acho que o Maduro precisa disso. O que a gente não pode é jogar dúvida antes de as eleições acontecerem”, pontuou Lula.
O presidente reiterou ainda que é preciso garantir a “presunção de inocência” até que ocorram as eleições no país vizinho no segundo semestre deste ano.