Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula critica teto de gastos; Bolsonaro sugere taxar lucros e dividendos

    Ciro Gomes culpa Presidência por desarmonia entre Poderes, e Tebet critica arrecadação “concentrada” em Brasília

    Danilo Moliterno

    Os candidatos à Presidência que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva cumpriram agendas de campanha nas regiões Sul, Sudeste e Norte nesta quinta-feira (01).

    Líder das pesquisas de intenção de voto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou de um ato com artistas e representantes do setor da cultura durante a manhã; à noite foi a comício. Ambos os compromissos foram em Belém, no Pará.

    Durante o comício, o ex-presidente voltou a criticar o teto de gastos. “O teto só foi criado para que se cortasse o dinheiro do povo pobre e se garantisse o dinheiro dos banqueiros e do sistema financeiro. Quero dizer que o teto de gastos é a minha responsabilidade”, afirmou.

    O presidente Jair Bolsonaro (PL) foi sabatinado, durante a manhã, pela RedeTV. Após a gravação, visitou a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), na Vila Leopoldina. À noite, em sua live semanal, afirmou que o governo pode taxar lucros e dividendos para custear a continuidade do pagamento do Auxílio Brasil com parcelas de R$ 600 em 2023.

    “A outra forma [de custear o Auxílio] é a taxação de lucros e dividendos para quem ganha acima de 400 mil reais por mês. O pessoal paga imposto bem pequeno, o certo seria pagar 27% disso tudo, se não quer, a proposta da equipe econômica é 15%, está abaixo da pessoa física, que pega 27%”, disse.

    Também em São Paulo, o candidato Ciro Gomes (PDT) teve encontro com organizações da sociedade civil. À noite, ele concedeu entrevista ao “WW Especial: Presidenciáveis”. Durante a conversa, culpou a Presidência pela desarmonia entre Poderes e comentou o papel de militares no governo.

    “Nenhum país do mundo permite que cargo político seja ocupado por militar da ativa. Isso não existe em lugar republicano nenhum. No meu governo acaba no primeiro dia. Quem quiser participar da política larga a farda, e é muito bem-vindo”, disse.

    Por fim, a candidata Simone Tebet (MDB) cumpriu agenda em Porto Alegre acompanhada do prefeito da capital gaúcha, Sebastião Melo (MDB). Eles visitaram a comunidade Chácara da Fumaça, no bairro Mário Quintana.

    “Não é justo com o Brasil e com o povo brasileiro que a arrecadação fique toda em Brasília. Ela precisa ser descentralizada para que o prefeito atenda a comunidade naquilo que ela quer”, afirmou a repórteres durante a agenda.

    Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os únicos candidatos que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva. O ex-presidente tem 44%, enquanto o atual chefe do Executivo federal registra 32%. O candidato do PDT aparece com 6%, e a do MDB, com 2%.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos