Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula critica taxa de juros e propõe renegociação de dívidas das famílias

    Ex-presidente voltou a defender nesta quinta-feira (13) programa para “tirar pessoas endividadas do Serasa”, durante visita a Aracaju

    Da CNN

    O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou como “escorchante” a taxa de juros no país e voltou a dizer nesta quinta-feira (13) que pretende renegociar a dívida das famílias brasileiras com empresários do varejo e bancos.

    “Nós temos que negociar uma parte da dívida que as pessoas têm com o varejo. (…) Chamar os empresários para propor uma negociação, para tirar as pessoas endividadas do Serasa”, disse Lula durante entrevista à imprensa, em Aracaju (SE).

    No segundo turno, a campanha petista tem defendido o programa “Desenrola Brasil”, de renegociação de dívidas da população. Uma proposta similar havia sido apresentada pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), que perdeu a disputa à Presidência e, sem citar o nome de Lula, declarou apoio à candidatura do PT, em linha com o seu partido.

    Segundo pesquisa divulgada na segunda-feira (10) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de famílias endividadas no Brasil está em 79,3%, menor percentual desde abril.

    Lula afirmou ainda que pretende conversar com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) sobre a redução da taxa de juros.

    “Você pegou R$ 100 e quando vai ver tem uma quantidade de penduricalho que triplica a sua dívida. Nós vamos negociar com a Febraban para fazer um acordo”, disse o ex-presidente.

    Publicado por Daniel Reis, da CNN

    Tópicos