Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Lula critica “palanque” em igrejas; Bolsonaro fala em acatar resultado eleitoral

    Petista e a candidata Simone Tebet (MDB) tiveram atos de campanha em São Paulo; atual chefe do Executivo e Ciro Gomes foram ao Rio

    Danilo Moliternoda CNN , Em São Paulo

    Os quatro candidatos mais bem colocados nas pesquisas eleitorais cumpriram agenda na região Sudeste neste sábado (20). Enquanto Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Simone Tebet (MDB) foram a São Paulo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) estiveram no Rio de Janeiro.

    Líder nas pesquisas, Lula compareceu a comício no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, às 11h. Durante o evento, o petista criticou, sem citar nomes, a propagação de notícias falsas com referências religiosas, que atingiram recentemente sua candidatura.

    Ele mencionou a ligação entre igrejas e políticos. “Tem gente que não está tratando a igreja para cuidar da fé ou da espiritualidade. Está fazendo da igreja um palanque político ou uma empresa para ganhar dinheiro,” disse.

    No mesmo horário, Bolsonaro foi a uma cerimônia de entrega de espadins a cadetes em Resende, no interior do Rio de Janeiro. Durante seu trajeto, o presidente saudou motociclistas e apoiadores nas margens da rodovia Presidente Dutra e falou sobre sua tentativa de reeleição.

    “Passaram agora mais de 1.000 motos em apoio à gente. A gente fica muito feliz com essa manifestação espontânea por parte da população. E a gente está nesta empreitada buscando a reeleição, se esse for o seu entendimento. Caso contrário, a gente respeita. Mas a nossa democracia, nossa liberdade, acima de tudo”, afirmou.

    Ciro Gomes também esteve no Rio de Janeiro. Foi a caminhadas em Campo Grande e São Gonçalo, na capital fluminense, às 10h e às 13h. Mais tarde, às 16h, compareceu a encontro com protetores de animais, em Niterói, na região metropolitana. Durante seus atos, o ex-governador do Ceará contestou o tamanho do lucro da Petrobras e o pagamento de dividendos aos acionistas.

    “A Petrobras e o governo brasileiro estão extorquindo a população. De janeiro a março, [a empresa] teve R$ 48 bilhões de lucros e dividendos sem pagar imposto. De abril a junho, distribuiu R$ 88 bilhões de lucros e dividendos. Isto é um crime que foi tirado do bolso do caminhoneiro, do motorista e da dona de casa”, declarou no calçadão de Campo Grande.

    A CNN procurou o governo federal e a Petrobras para que comentassem as críticas de Ciro. A estatal disse que não comentará. O governo federal ainda não respondeu.

    Simone Tebet reservou os períodos da tarde e noite para gravação de peças de propaganda eleitoral que serão exibidas na TV e rádio. Pela manhã, às 10h, esteve em evento com o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB). No encontro, a senadora criticou Lula e Bolsonaro por não confirmarem presença nos debates da campanha eleitoral. 

    “Tem dois candidatos aí [Lula e Bolsonaro] que são os mais rejeitados, que não querem participar dos debates para apresentar suas propostas porque sabem que terão que prestar contas do seu passado; e o atual [Bolsonaro], da omissão do presente. Porque esse presidente [Bolsonaro] foi omisso, atrasou 45 dias a compra de vacina [contra a Covid-19] no Brasil”, declarou a parlamentar.

    Lula, Bolsonaro, Ciro e Tebet são os únicos candidatos à Presidência que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Tópicos