Lula critica gestão Bolsonaro em agenda em Belford Roxo em meio a polarização na eleição municipal
Agenda no município nesta terça-feira (6) marcou anúncio do governo federal de investimento para áreas de saúde e educação
Em meio à polarização que se impõe diante das eleições municipais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a gestão de seu antecessor, Jair Bolsonaro (PL), durante discurso em evento em Belford Roxo, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (6).
“Me parece que o maluco que governou esse país era um ‘aloprado’. Ele não entendia nada, a não se de falar bobagem, a não ser pregar o ódio, a não ser de ofender os outros”, afirmou, sem citar o nome do ex-presidente.
“O cara deixou morrer 700 mil pessoas neste país, dizendo que a Covid era uma gripezinha. Ignorante. Um cara ignorante como ele jamais deveria ter chegado à Presidência da República, ele devia ter ido para outro lugar e de lá nunca mais sair. Era isso que ele deveria ter ido”, acrescentou.
Inserido em uma região reconhecida como bolsonarista, o município de Belford Roxo é considerado estratégico para Lula, que tem o apoio do atual prefeito, Waguinho Carneiro (Republicanos).
Nas eleições deste ano, Waguinho não é candidato por estar no segundo mandato consecutivo. No entanto, já declarou publicamente o apoio ao sobrinho Matheus Carneiro para o Executivo local.
O apoio do prefeito ganha ainda mais relevância pelo fato de Waguinho ser evangélico — e dialogar com um público que Lula tenta se aproximar.
Quando fez referência a Bolsonaro no discurso desta terça, o petista falava sobre o número de obras que encontrou paralisadas quando assumiu seu terceiro mandato.
“Um monte de gente esperando casa para morar e esses desgraçados não fizeram as casas para o povo e ficaram mentindo para o povo”, disse.
O presidente ainda citou o evento que participou pela manhã, em Magé, na baixada fluminense, para entrega de unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.
Em Belford Roxo, Lula anunciou investimentos nas áreas de saúde e educação no município.
De acordo com o governo federal, serão disponibilizados R$ 15 milhões para a construção da sede definitiva do campus Belford Roxo do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e R$ 40 milhões vão para construção de um hospital oncológico.
Sobre as declarações de Lula, a CNN procurou a assessoria de Jair Bolsonaro e aguarda retorno.