Lula cita financiamento do BNDES a empreendedores para gerar empregos
Em entrevista a rádio carioca, ex-presidente fala em aumento do salário mínimo acima da inflação e uso de bancos públicos para financiar pequenos e médios empreendedores
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta segunda-feira (10) que pretende retomar obras paralisadas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e fomentar o financiamento de pequenos e médios empreendedores através de bancos públicos, visando a geração de empregos, caso vença as eleições para a Presidência.
“A gente vai recuperar o financiamento para essas obras continuarem a gerar emprego. A gente vai discutir a questão da digitalização para que esse povo possa ter internet no Brasil inteiro, para a gente gerar oportunidade de emprego”, disse o ex-presidente em entrevista à Super Rádio Tupi, do Rio de Janeiro.
Segundo ele, entre as obras retomadas pelo PAC em seu eventual governo. O ex-presidente mencionou o reajuste do salário mínimo acima da inflação.
“No meu governo, aumentava [o salário mínimo] todo ano. A gente reajustava a inflação e a gente pagava o aumento de acordo com o crescimento do PIB”, lembrou Lula.
Lula disse que pretende apoiar pequenos e médios empreendedores individuais e organizar cooperativas para incentivar o empreendedorismo.
“Tem muita gente que quer trabalhar por conta própria, e nós vamos incentivar essas pessoas a serem empreendedores. Vai ter financiamento do Banco do Brasil, do BNDES, da Caixa Econômica Federal”, afirmou Lula.
A taxa de desemprego no Brasil ficou em 8,9% no trimestre encerrado em agosto, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) – queda de 0,9 ponto percentual na comparação com o trimestre anterior, terminado em maio, e o menor patamar desde o trimestre encerrado em julho de 2015 (8,7%).
Já o número de empregados sem carteira assinada no setor privado avançou 2,8% no trimestre (mais 355 mil pessoas), totalizando 13,2 milhões de pessoas, maior patamar da série histórica iniciada em 2012.
O ex-presidente citou que pretende “trazer investimento direto do estrangeiro para o Brasil”. “Não para comprar nossas empresas, mas para fazer empresas novas, gerar empregos novos”, disse Lula.
*Publicado por Daniel Reis
Fotos – Veja os governadores eleitos em 1º turno
[cnn_galeria active=”1973735″ id_galeria=”1973702″ title_galeria=”Veja os 15 governadores eleitos no 1º turno”/]