Lula celebra aniversário de Janja; Bolsonaro diz que liberdade não tem limites
Ciro Gomes (PDT) promete transparência para orçamento secreto e Tebet visita o interior de São Paulo; veja como foi o sábado dos candidatos
O segundo fim de semana da campanha eleitoral de 2022 teve início neste sábado (27) com os candidatos à Presidência que pontuam no agregador de pesquisas CNN/Locomotiva dedicados a diferentes tipos de atividades.
O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, líder das pesquisas segundo o agregador CNN/Locomotiva, não teve agenda eleitoral. Lula comemorou o aniversário de sua mulher, Rosângela da Silva, a Janja. No Twitter, o ex-presidente escreveu: “Ao seu lado, meus dias são mais felizes”. Também pelas redes, o petista confirmou a ida ao debate organizado pela TV Bandeirantes em parceria com UOL, Folha de S.Paulo e TV Cultura neste domingo (28).
Jair Bolsonaro (PL) fez campanha em Vitória da Conquista (BA), onde participou de uma motociata. Em discurso a apoiadores, defendeu a liberdade de expressão e afirmou que não vai admitir ações contra a democracia do país. Em entrevista à CNN, o presidente voltou a criticar a ação da Polícia Federal contra empresários bolsonaristas e disse que a operação foi “descabida, desproporcional e ilegal”.
“Uma pessoa apenas do STF [Supremo Tribunal Federal] querer controlar a mídia social, botar limites na nossa liberdade. A liberdade não tem limites. Quem, porventura, extrapolar, tem a lei para essa pessoa ser cobrada”, afirmou. À CNN, a assessoria do ministro Alexandre de Moraes disse que ele não irá se pronunciar sobre as declarações do presidente.
Ciro Gomes (PDT) participou de dois eventos: o lançamento de campanha da candidata Mônica Veloso (PDT) à Câmara, em São Paulo, e a inauguração de um site de conteúdos de campanha, a Ciro TV.
O pedetista afirmou que, caso seja eleito, vai tornar o chamado orçamento secreto transparente por meio de uma portaria do Ministério da Fazenda para identificar os nomes dos deputados que assinam a autorização para os gastos e o destino dos recursos públicos.
Durante o lançamento da Ciro TV, o candidato do PDT apresentou detalhes de seu programa de governo e analisou as propagandas eleitorais de seus adversários políticos.
Já a candidata à Presidência pelo MDB, Simone Tebet, cumpriu agenda no interior de São Paulo. Durante o palanque da candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à Câmara, ela disse que o combate à fome vai ser um dos focos de seu governo, caso seja eleita.
“Nenhuma criança, a partir de janeiro do ano que vem, vai dormir com fome no Brasil, se nós formos eleitos. Pode faltar dinheiro para tudo, mas não pode faltar dinheiro para alimentar as nossas crianças e os nossos adolescentes”, disse.
Debate
As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.