Lula avalia Alckmin como articulador, e Bolsonaro planeja Braga Netto como gestor
Os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais avaliam papéis de destaque para seus postulantes a vice-presidente em eventuais governos
Os dois candidatos mais bem posicionados nas pesquisas eleitorais têm avaliado papéis de destaque para seus candidatos a vice-presidente caso vençam a disputa ao Palácio do Planalto.
Segundo relatos de dirigentes petistas, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin já sinalizou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que não faz questão de ter um assento na Esplanada dos Ministérios e que seu papel seria como o de um “copiloto” em uma eventual gestão.
O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), no entanto, tem avaliado opções para Alckmin na articulação política junto ao Congresso Nacional. Nas últimas semanas, aliados do petista têm defendido que Alckmin ocupe um espaço na chamada “cozinha” do Palácio do Planalto.
A CNN Brasil apurou que a ideia seria acomodar o ex-governador de São Paulo na Secretaria-Geral da Presidência da República ou até mesmo em uma reformulação da Secretaria de Relações Institucionais, que chegou a ser comandada por Michel Temer durante a gestão de Dilma Rousseff.
A ascendência de Alckmin sobre a bancada federal de São Paulo é considerada pela campanha petista como estratégica no esforço de conseguir apoios em partidos de centro para projetos de interesse do governo federal.
Já o presidente Jair Bolsonaro, do PL, avalia contar com o general Walter Braga Netto, seu candidato a vice-presidente, como uma espécie de braço-direito na administração da máquina pública caso seja reeleito para mais um mandato.
Na campanha, o militar já desempenha um papel operacional e logístico, ajudando a coordenar tanto as agendas públicas como o aparato de segurança do presidente.
Auxiliares do governo afirmam que a ideia é que Braga Netto desempenhe um papel também no Palácio do Planalto, podendo tanto assumir a Casa Civil, que ele já comandou, como a Secretaria de Assuntos Estratégicos.
Debate
As emissoras CNN Brasil e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.
O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”1857015″ title_galeria=”Confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas”/]