Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Lula anuncia pacote para segurança no Rio de Janeiro na semana que vem

    Entre as ações estará participação de militares, mas medidas ainda estão em discussão, porque responsabilidade sobre segurança pública é do governo estadual

    Raquel LandimJussara Soaresda CNN

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, na semana que vem, um pacote de medidas para reforçar a segurança pública no Rio de Janeiro.

    As medidas ainda estão em discussão dentro do governo federal porque a responsabilidade sobre a segurança pública é do governo estadual.

    Veja também — Cappelli: Endurecer pena não resolve Segurança Pública

    Entre as ações estará a participação dos militares, mas ainda não há definição clara sobre isso, e a Defesa aguarda as ordens do presidente.

    Marinha e Aeronáutica vão atuar na fiscalização do contrabando nos portos e aeroportos. O Exército não entrará no Rio de Janeiro, mas pode apertar o cerco nas fronteiras.

    Além disso, o trabalho dos serviços de inteligência do governo federal será reforçado em conjunto com o estado via Polícia Federal.

    O governo ainda discute a criação do Ministério da Segurança Pública, mas esse movimento depende da indicação de Flavio Dino para o Supremo Tribunal Federal.

    Lula está preocupado com a queda de popularidade do governo e com as críticas da oposição, que vem colando na administração federal a conta pela crise de segurança no Rio de Janeiro e em outros estados do país.