Luciano Coutinho, Anielle Franco e Bela Gil são nomeados para grupos técnicos da transição de Lula
Quarenta e quatro nomes foram oficializados em publicação extra do Diário Oficial da União neste sábado (12); ex-ministros e parlamentares também constam na lista
Ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em governos petistas, o economista Luciano Coutinho foi nomeado, neste sábado (12) com um dos 44 integrantes para compor sete Grupos Técnicos do Gabinete de Transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Além dele, foram oficializados Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, no Grupo de Mulheres, a apresentadora Bela Gil e a ex-presidenciável Simone Tebet (MDB), ambas no Grupo de Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Parte desses nomes já tinha sido anunciado durante a semana. Todos foram oficializados em edição extra do Diário Oficial da União.
Os Grupos Técnicos que tiveram a composição publicada foram: Economia; Planejamento, Orçamento e Gestão; Direitos Humanos; Comunicação; Desenvolvimento Social e Combate à Fome; Indústria, Comércio e Serviço; e Mulheres. Duas pessoas foram nomeadas para cargos especiais.
Indústria, Comércio e Serviço
O ex-governador do Rio Grande do Sul Germano Rigotto (MDB) foi um dos nomeados para o grupo. Na década de 1990, no Congresso Nacional, Rigotto foi líder do PMDB e líder do governo Fernando Henrique Cardoso.
Para trabalhar ao lado do ex-governador, foram indicados para a pasta o executivo da Embraer e ex-presidente da Anfavea, Jackson Schneider; o diretor do Senai, Rafael Lucchesi; o diretor do Instituto Lula e ex-presidente do Sebrae, Paulo Okamoto; a especialista em economia solidária Tatiana Conceição e o professor da Universidade de São Paulo Paulo Feldman.
Além deles, estão entre os nomes os deputados federal e estadual, respectivamente, Marcelo Ramos (PSD-AM) e André Ceciliano (PT-RJ) e o economista Luciano Coutinho, ex-presidente do BNDES nos governos do PT.
Coutinho foi o mais longevo presidente do BNDES. Ele dirigiu a instituição entre 2007, ainda no Governo Lula, até 2016, na gestão Dilma Rousseff.
Economia
Para a área econômica, os economistas André Lara Resende, Guilherme Mello, Nelson Barbosa e Pérsio Arida integrarão a equipe.
Lara Resende foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) no governo Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e ajudou a elaborar o Plano Real. Mello é professor de economia e foi assessor econômico da campanha de Lula.
Barbosa foi ministro do Planejamento da Fazenda no governo Dilma Rousseff. Arida, assim como Lara Resende, ajudou a construir o Plano Real; ele também foi presidente do BNDES e do Banco Central.
Planejamento, Orçamento e Gestão
O ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, o deputado federal Enio Verri (PT-PR), a economista e professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Esther Duek e o presidente do Conselho Federal Economia, Antonio Correio Lacerda foram nomeados para o Grupo.
Direitos Humanos
Para o grupo responsável por temas ligados aos Direitos Humanos, foram anunciados sete nomes, entre políticos, professores e outros especialistas.
Dentre os parlamentares, compõem a lista a deputada federal Maria do Rosário (PT-RS).
Já entre os professores e ex-professores está a socióloga Maria Victoria Benevides, o advogado e filósofo Silvio Almeida, o economista Luiz Alberto Melchert e a socióloga Margarida Quadros.
Também faz parte do grupo Janaína Barbosa de Oliveira, representante do movimento LGBTQIA+, e Rubens Linhares Mendonça Lopes, que integra a pasta de pessoas com deficiência do Partido dos Trabalhadores (PT).
Comunicação
O ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo e o ex-secretário-executivo das Comunicações Cezar Alvarez integram o Grupo Técnico. Além deles, o ex-deputado federal Jorge Bittar, a especialista em economia e direitos humanos Alessandra Orofino e a professora e jornalista Helena Martins foram oficializados.
Desenvolvimento Social e Combate à Fome
A senadora Simone Tebet (MDB-MS) é o principal nome do grupo de assistência social. Ela concorreu à Presidência nas eleições de 2022 e declarou apoio a Lula no segundo turno.
Além dela, foram anunciados os nomes de Bela Gil, André Quintão, Márcia Lopes e Tereza Campello, Renato Maluf e Reinaldo Takarabe.
Bela Gil é cozinheira e apresentadora de programa de culinária, o Bela Cozinha. Quintão é deputado estadual, assistente social e sociólogo.
Em 2022, foi candidato a vice-governador de Minas Gerais na chapa de Alexandre Kalil (PSD).
Márcia Lopes é assistente social e professora e foi ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff.
Tereza Campello é economista, professora e esteve à frente do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma.
Mulheres
A irmã da vereadora Marielle Franco, Anielle Franco, é uma das indicadas para compor o núcleo responsáveis por pautas ligadas aos direitos das mulheres.
Além dela, compõem a lista a economista Roseli Faria; a mestre em Direito Roberta Eugênio; a professora Maria Helena Guarezi; a ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci e a ex-secretária nacional da Violência Contra Mulher Aparecida Gonçalves.