Lira assistirá a discurso de Lula na Assembleia Geral da ONU
Presidente da Câmara viaja no domingo (22); Brasil fará a abertura da conferência, na terça-feira (24)
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), é uma das autoridades brasileiras que viajará para a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.
Ele assistirá ao discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na abertura da conferência, na terça-feira (24).
No ano passado, Lira também participou da conferência e compôs a comitiva presidencial.
Neste ano, Lira viajará no domingo (22), um dia depois do chefe do Executivo, que deixará o país já no sábado (21).
Auxiliares do Planalto e ministros — como Fernando Haddad, da Fazenda, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores — também compõem a comitiva de Lula.
Ainda não há confirmação sobre a ida do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
A abertura do debate geral é tradicionalmente feita pelo Brasil. Neste ano, o governo tem o peso de ocupar a presidência do G20, grupo que reúne as maiores economias do mundo, além de sediar, em 2025, a Conferência da ONU sobre as Mudanças Climáticas, a COP-30.
Ao longo do evento, Lula deve abordar como temas principais em seus discursos a inclusão e o combate à fome, o esforço para a transição energética e a reforma da governança global.
Além da conferência em si, os integrantes da delegação brasileira também devem se dedicar a eventos paralelos. Promovida pelo Climate Group em parceria com a ONU, a Semana do Clima é uma das iniciativas que ocorrem durante a conferência e deve contar com a participação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
X pode voltar? Entenda ação que pede ao STF desbloqueio da plataforma