Lira articula nova PEC para mudar estrutura do CNMP
Câmara dos Deputados quer código de ética para o Ministério Público
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), quer votar uma nova versão da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que muda a estrutura do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). O parlamentar pretende colocar o tema em plenário em fevereiro do ano que vem.
A Casa rejeitou a PEC no mês passado, com 297 votos favoráveis e 182 contrários. A ideia da retomada do tema é que o autor do texto, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), faça outro documento e passe por todo o rito de tramitação.
A nova proposta terá trechos que já estavam na que foi derrotada, como a ampliação do número de membros do CNMP e a criação de um código de ética, mas também trará novos artigos que tratam da punição dos integrantes do Ministério Público (MP).
O Conselho foi criado há 16 anos para servir como um órgão de controle do MP, fiscalizando as atividades de cerca de 13 mil profissionais em todo país.
Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022
[cnn_galeria active=”false” id_galeria=”551830″ title_galeria=”Veja os possíveis candidatos à Presidência da República em 2022″/]
(Publicado por Daniel Fernandes)