Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Líder do PSD defende indicação de senadores ‘moderados’ para CPI da Covid

    PSD indicou os senadores Otto Alencar (BA) e Omar Aziz (AM) para compor a CPI da Covid-19

    Gregory Prudenciano e Jorge Fernando Rodrigues, da CNN, em São Paulo, e Bia Gurgel e Rudá Moreira, da CNN, em Brasília

    Em entrevista à CNN nesta terça-feira (13), o senador e líder do PSD no Senado, Nelsinho Trad (MS), defendeu que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19, que será instalada na Casa, seja formada por parlamentares “moderados” e “sensatos”. Para o senador, não é hora de fazer da CPI um “palanque eleitoral”. 

    “Há de se ter um foco cada vez mais premente para tentar fazer uma composição de integrantes moderados, sensatos, que possam fazer um bom trabalho, e que não vão ocupar um viés de um palanque eleitoral”, disse Trad. “Os integrantes desta CPI têm que observar que estamos num tempo diferente, um momento de dor, de sofrimento, a gente precisa focar para trazer resultados positivos para o nosso país”, enfatizou. 

    O PSD indicou os senadores Otto Alencar (BA) e Omar Aziz (AM) para a CPI, dois parlamentares distanciados do governo federal. À CNN, Nelsinho Trad explicou que a escolha dos nomes se deu por “critério técnico”, já que Alencar é médico e “está em todas as pautas de Covid no Senado” e Aziz é do Amazonas, estado cuja ação do governo federal é objeto da CPI. 

    Com 11 senadores, o PSD tem atualmente a segunda maior bancada do Senado Federal, só atrás do MDB, que tem 15 parlamentares. 

    Trad disse que o governo federal deve estar atento a eventuais prejuízos políticos que podem ser causados pela investigação, e repisou a máxima de que “CPI você sabe como começa, nunca sabe como ela anda e principalmente [não sabe] como ela vai acabar”. “O radar tem que ser ligado”, afirmou. 

    Senador Nelsinho Trad ( PSD-MS ), presidente da Comissão Mista de Controle das A
    O senador Nelsinho Trad, do Mato Grosso do Sul, é líder do PSD no Senado Federal
    Foto: CNN Brasil

    CPI da Covid-19

    Ainda nesta terça-feira, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu unir dois requerimentos de CPIs, uma focada na condução do governo federal no combate à pandemia e outra focada em como estados e municípios administraram os repasses da União na crise sanitária. Assim, a CPI da Covid-19 vai investigar o governo federal e uso de recursos federais em estados e municípios. 

    Nelsinho Trad defendeu, à CNN, que a CPI tivesse seu escopo ampliado, como acabou ocorrendo. Para ele, não faria sentido parar uma investigação sobre o governo federal diante de indícios de mau uso do dinheiro público por governadores e prefeitos. “São fatos conexos”, explicou. 

    Na quarta-feira (14), o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) vai analisar a decisão do ministro Luís Roberto Barroso que levou à instalação da CPI da Covid-19 no Senado.

    Tópicos