Lewandowski diz que convidou procurador-geral de SP para assumir segurança por ser “homem do ramo”: “Não é um neófito”
De acordo com futuro ministro da Justiça, Sarrubbo tem “currículo impecável” na área
Prestes a assumir o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski afirmou à CNN que convidou o procurador-geral de Justiça de São Paulo, Mario Sarrubbo, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública da pasta por ele ser um “homem do ramo”. “Não é um neófito”, disse.
De acordo com Lewandowski, Sarrubbo tem “currículo impecável” na área. “Ele é profissional. E é o que mais entende de combate ao crime organizado”, afirmou o futuro ministro à CNN.
Sarrubbo assumiu a chefia do Ministério Público paulista em 2020, indicado pelo então governador de São Paulo, João Doria. Em 2022, ele foi reconduzido ao cargo pelo governador Rodrigo Garcia. Seu mandato termina em abril deste ano.
À frente do Ministério Público em São Paulo, Sarrubbo fortaleceu o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), braço da promotoria que mira organizações dedicadas ao tráfico de drogas e armas, lavagem de dinheiro e corrupção. Ele também atuou na Procuradoria de Justiça Criminal e foi alçado a subprocurador-geral de Políticas Criminais do órgão.
Procurador-geral de Justiça de São Paulo em seu segundo mandato, Sarrubbo comanda o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC) no âmbito do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais.
Graduado no Mackenzie, pós-graduado na PUC-SP e atualmente professor da FAAP, Sarrubbo foi diretor da Escola Superior do MPSP e presidente do Colégio de Diretores de Escolas e Centros de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional dos Ministérios Públicos do Brasil.