Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Justificativa pelo app é passo para modernizar eleições, diz especialista

    Arthur Igreja falou à CNN sobre futuro das eleições no Brasil

    Da CNN

    A digitalização das eleições brasileiras já pode ter começado, segundo avaliação do especialista em Tecnologia e Inovação, Arthur Igreja. Em entrevista à CNN, ele afirmou que o uso do e-Título para justificar o voto em 2020 é uma amostra da modernização do sistema eleitoral do país.

    “Acredito que isso será muito importante. Poder justificar o voto no app, por exemplo, já é um passo nessa direção. Já fazemos tanta coisa com a internet que, a médio prazo, devemos ter avanço [em um novo sistema eleitoral] porque isso vai reduzir custos e será muito conveniente para o eleitor”, disse Igreja.

    “Não acredito que teremos isso já na próxima eleição, mas em algum momento devemos ter a votação mobile, por smartphones”, completou.

    Leia também:

    Eleições 2020: Quase 150 milhões de brasileiros vão às urnas neste domingo
    Levar a própria caneta e ir sozinho: as recomendações para a votação deste ano
    TSE: 29 pessoas foram presas e 923 urnas substituídas desde o início da votação

    Na manhã deste domingo (15), o ministro Luís Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sinalizou com mudanças no sistema de votação ao comentar o projeto Eleições do Futuro

    “Sobre mudar para um sistema digital, é preciso ter em conta que hoje se fazem transações bancárias de milhões de reais ou dólares por aplicativo. Portanto, é só uma questão de se estabelecer os mecanismos adequados de segurança”, disse Barroso.

    Ainda em fase inicial, o projeto iniciou estudos sobre uma eventual implementação de novas tecnologias ao sistema eletrônico de votação. Mais de 30 empresas, segundo o TSE, já manifestaram interesse de apresentar soluções para inovar o sistema eleitoral brasileiro.



     (Publicado por Leonardo Lellis)