Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Julgamento de Bolsonaro, submarino sem oxigênio e mais de 22 de junho

    Justiça Eleitoral reservou três sessões para julgar ação do PDT que acusa ex-presidente de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações

    Da CNN

    O início do julgamento de uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto e o fim do oxigêncio do submarino desaparecido no Oceano estão entre os destaques desta quinta-feira (22).

    TSE inicia hoje julgamento que pode deixar Bolsonaro inelegível; veja passo a passo

    O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) inicia às 9h desta quinta-feira (22) o julgamento de uma ação do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto, candidatos à Presidência da República nas Eleições 2022.

    A Corte reservou três sessões ordinárias para julgar o caso. “Além da sessão de quinta-feira (22), o Tribunal poderá prosseguir com o julgamento nas sessões subsequentes de terça e quinta-feira (27 e 29). As sessões dos dias 22 e 29 começarão às 9h; portanto, uma hora antes do habitual”, informou o TSE.

    No processo, o PDT acusa Bolsonaro de abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicações por conta de uma reunião com embaixadores, no Palácio da Alvorada, em julho de 2022, na qual ele fez ataques ao sistema eleitoral.

    Submarino desaparecido fica sem oxigênio, após tempo estimado pelas autoridades esgotar

    Esgotou-se, na manhã desta quinta-feira (22), o prazo estimado pelas autoridades dos Estados Unidos para a duração do oxigênio no Titan, o submarino desaparecido que desceu às profundezas do Oceano Atlântico para visitar os destroços do Titanic.

    Na tarde da última terça-feira (20), em entrevista coletiva, o capitão do Primeiro Distrito da Guarda Costeira Jamie Frederick afirmou que o Titan ainda tinha 40 horas de oxigênio, tempo que esgotou nesta manhã.

    As buscas, no entanto, ainda seguem para as cinco pessoas da embarcação: o empresário e aventureiro britânico Hamish Harding, o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, o empresário paquistanês Shahzada Dawood e seu filho Sulaiman Dawood, além do CEO e fundador da OceanGate, empresa proprietária do submersível, Stockton Rush.

    Quem está brigando com o BC pelos juros não é o governo, é a sociedade, diz Lula

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (23), em Roma, durante entrevista coletiva, que não é o governo quem está brigando com o Banco Central por conta do atual patamar da taxa de juros, mas sim “toda a sociedade brasileira”.

    O presidente lembrou que mais de 70% da população está endividada no momento. Além disso, os juros altos dificultam o acesso a crédito para quem depende de recursos para desenvolver seus negócios. Lula se referiu às inúmeras críticas de diversos segmentos da sociedade que pressionam o Banco Central a iniciar um ciclo de corte da Selic.

    “É irracional o que está acontecendo hoje no Brasil. Temos uma taxa de 13,75% com uma inflação de 5%”, reforçou.

    Reforma tributária: Lira busca consenso para fundo de desenvolvimento para estados

    O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), deve receber, na manhã desta quinta-feira (22), pelo menos 15 governadores dos estados brasileiros para tratar do texto da reforma tributária.

    Aliados de Lira têm dito que a intenção do encontro é que se consiga um consenso sobre a formatação do fundo de desenvolvimento regional.

    Em evento promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o grupo Esfera, nesta quarta (21), Lira afirmou estar aberto para ouvir sugestões dos governadores.

    “A gente espera que essa questão de equalização de fonte, valor, de divisão de fundo, se ela for à frente, que seja resolvida. Se não, outras alternativas podem aparecer”, disse.

    Senado aprova indicação de Cristiano Zanin para o STF

    O Plenário do Senado Federal aprovou o nome de Cristiano Zanin, 47 anos, para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Foram 58 votos a favor e 18 contrários, sem abstenções. Eram necessários 41 votos pela aprovação.

    Zanin assumirá uma cadeira no STF com o segundo menor acervo da Corte: são 534 processos que ele herdará de seu antecessor, Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

    A quantidade de casos só não é menor que a da ministra Rosa Weber, atual presidente do Supremo, que fica de fora da distribuição regular de ações.

    Newsletter

    Para receber as principais notícias todos os dias no seu e-mail, cadastre-se na nossa newsletter 5 Fatos em newsletter.cnnbrasil.com.br.

    *Publicado por Marina Toledo

    Tópicos