Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Eleições 2022

    Jogo só vai mudar se Bolsonaro “pegar votos de Lula”, diz CEO da Quaest

    Felipe Nunes ainda afirmou que movimentações de Jair Bolsonaro (PL) para atrair público feminino seriam “ilusórias”

    Vinícius TadeuMarcello Sapioda CNN

    O CEO da Quaest, Felipe Nunes, afirmou à CNN nesta quarta-feira (17) que, se o candidato Jair Bolsonaro (PL) quiser assumir o topo nas pesquisas de intenção de voto, ele precisa “pegar os votos” de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e não da chamada “terceira via”.

    O último levantamento da Genial/Quaest mostrou um crescimento do atual presidente, principalmente entre o público feminino. Entre março e agosto, Bolsonaro foi de 22 para 30 pontos percentuais, enquanto Lula oscilou dentro da margem de erro, entre 47 e 46 pontos percentuais.

    “Durante o período da pandemia, Bolsonaro consolidou nesse segmento uma rejeição muito forte. Isso foi fundamental para o resultado que estamos vendo hoje. O Lula está estável e o que o Bolsonaro consegue fazer é recuperar o voto feminino que teve e estava na terceira via. O problema é que toda essa movimentação é ilusória, porque a discussão que interessa aqui é que o Bolsonaro não precisa pegar votos da terceira via para que o jogo seja alterado. Ele só vai ser alterado se Bolsonaro pegar votos do primeiro colocado, nesse caso o Lula”, disse.

    Felipe Nunes afirma que o medo será decisivo nas eleições deste ano. Segundo ele, a rejeição dos candidatos que lideram as pesquisas é um indicativo disso.

    “Essa variável do medo é uma chave nessa eleição, com o decorrer do tempo, isso se acentua. Aumentou cinco pontos, nos últimos três meses, o percentual de eleitores que dizem ter medo da volta do PT e isso pode ser chave”, afirma.

    A última pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (17) mostrou Lula liderando a pesquisa de intenção de voto com 45%. Bolsonaro é o segundo com 33%. A margem de erro é de dois pontos percentuais.

    Debate

    As emissoras CNN e SBT, o jornal O Estado de S. Paulo, a revista Veja, o portal Terra e a rádio NovaBrasilFM formaram um pool para realizar o debate entre os candidatos à Presidência da República, que acontecerá no dia 24 de setembro.

    O debate será transmitido ao vivo pela CNN na TV e por nossas plataformas digitais.

    Galeria: confira as fotos dos candidatos à Presidência que serão exibidas nas urnas

    Tópicos