Joaquim Barbosa, relator do mensalão no STF, grava vídeo de apoio a Lula no 1º turno
Segundo relatos, uma série de aliados de Lula participou da construção da declaração de apoio ao petista; gesto final coube ao candidato a vice na chapa, o ex-governador de SP Geraldo Alckmin (PSB)
Relator do processo do Mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro aposentado Joaquim Barbosa gravou um vídeo de apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no primeiro turno das eleições. A informação foi revelada pelo portal “Metrópoles” e confirmada pela CNN.
De acordo com relatos feitos à CNN, uma série de aliados de Lula participou da construção da declaração de apoio de Barbosa ao petista. O gesto final, no entanto, coube ao candidato a vice na chapa do ex-presidente, Geraldo Alckmin (PSB).
No filme, de acordo com integrantes da campanha, Barbosa diz que na eleição de 2018 já havia se posicionado contra a eleição de Jair Bolsonaro (PL). Naquele ano, o ministro aposentado cogitou disputar a Presidência da República, mas desistiu.
Um dia antes do segundo turno das eleições, Barbosa declarou que votaria em Fernando Haddad (PT) contra Bolsonaro, então no PSL. “Pela primeira vez em 32 anos de exercício do direito de voto, um candidato me inspira medo. Por isso, votarei em Fernando Haddad”, postou nas redes sociais, na época.